O Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência (GPEG), da Universidade Estadual de Montes Claros, lança neste mês o projeto “GPEG ConVida”, com o objetivo de discutir uma série de temáticas sobre as relações de gênero e a História. A primeira sessão será nesta quinta-feira (6/5), às 19h, sob o tema “Poderosas Rainhas Africanas”. A convidada é a professora doutora Mariana Bracks Fonseca. Ela é docente em História da África, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e atualmente está como a coordenadora regional da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais.

A transmissão será pelo Canal YouTube (GPEG – Unimontes – aqui). Haverá certificado para os participantes.

Doutora e mestre em História Social pela USP, a professora Mariana Bracks abordará o tema “Poderosas Rainhas Africanas”. É referência nacional em estudos sobre a atuação política e militar na articulação da resistência à ocupação portuguesa na Era Moderna.

“A convidada pesquisa sobre as relações de gênero e histórias de mulheres poderosas que assumiram o controle de estados na África”, destaca a coordenação do GPEG. Em breve, ela promoverá o lançamento do livro “Poderosas Rainhas Africanas” – a história de mulheres protagonistas da História da África e suas posições de poder refletindo sobre os lugares do feminino em longa duração. Ao final dos trabalhos, as perguntas serão livres entre os participantes e a convidada.

PESQUISA – A pesquisadora da UFS coordena a pesquisa virtual “Quantas rainhas africanas você conhece?”, uma enquete relacionada ao seu livro que faz um convite: ajude o mundo a conhecer a força e o poder das mulheres africanas. A obra conta a história de 30 mulheres que ocuparam posições de poder na África, discutindo conceitos como: “matriarcado, unidade matricêntrica e matripotência”. São cerca de 20 artistas convidados do Brasil, Camarões e Angola, que ilustram o livro. O valor arrecadado na campanha ajudará no financiamento das artes e dos livros que serão doados aos terreiros de matrizes africanas, comunidades quilombolas e indígenas e bibliotecas comunitárias do Brasil. O link da campanha é este: https://benfeitoria.com/poderosasrainhasafricanas2021.

SOBRE

O GPEG/Unimontes foi institucionalizado pela Universidade em 2006, e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH/Unimontes). Dentre os principais objetivos está o fomento ao debate acadêmico, como incentivo à produção de pesquisas e estudos sobre gênero, história das mulheres, feminismos e violência de gênero. Outro diferencial está no apoio e consultoria aos organismos públicos e entidades da área de abrangência da Unimontes em projetos e políticas para as mulheres.

SERVIÇO
Projeto “GPEG ConVida”
1ª sessão: “Poderosas Rainhas Africanas”
Quinta-feira, dia 6 de maio
Horário: 19h
Convidada: Professora Mariana Bracks (UFS)
Link para participação: https://www.youtube.com/watch?v=5jZtdCTkGZY
Instagram: @GPEGUnimontes

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores