A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta segunda-feira (22/10), às 20 horas, “Reunião Especial” em homenagem ao Grupo Folclórico Banzé como reconhecimento aos 50 anos da companhia. A reunião especial foi requerida pelo deputado Gil Pereira.

As comemorações do cinquentenário do Grupo Banzé, iniciadas em maio passado, contam com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a qual o conjunto folclórico tem parceria. O grupo foi criado em 1968, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, numa iniciativa da professora Maria José Colares Moreira – Zezé Colares. O nome inicial era “Bandinha da Zezé”, que, posteriormente, virou Banzé.

Ao longo da sua trajetória, o Grupo Banzé se apresentou em vários países e recebeu diversas premiações internacionais, divulgando as danças e tradições do Norte de Minas, de Minas Gerais e do Brasil.

Em parceria com a Unimontes, o Banzé organizou 10 festivais internacionais de folclore em Montes Claros. No Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes, diversos paramentos que fazem parte do acervo do grupo estão à disposição para visitação gratuita da comunidade em geral.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia