Nesta  segunda-feira (28/11), será iniciado o I Congresso Mineiro de Ensino Superior que prosseguirá até terça-feira na auditório JK na Cidade Administra  Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte. Com o tema  “Minas construindo a Universidade Cidadã”, o evento reunirá secretários de estado, reitores, professores e dirigentes de instituições de fomento à pesquisa, com o objetivo de discutir as perspectivas e desafios da educação superior no estado. A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das participantes. A abertura está marcada para às 9 horas, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A programação inclui debates, palestras e mesas-redondas sobre temas como o Plano Nacional de Educação; Pesquisa, Extensão e Inovação; a Internacionalização do Ensino Superior; Educação a Distância e as Interfaces da Educação Básica com a Superior. Durante o encontro, serão destacados os projetos desenvolvidos junto à comunidade, com a entrega do Selo “Universidade Cidadã”. Também  haverá a entrega da medalha Helena Antipoff aos professores que contribuem para o fortalecimento do ensino superior.

A Unimontes é candidata ao recebimento do título “Universidade Cidadã” e vai apresentar  16  projetos extensionistas desenvolvidos em sua área de atuação, especialmente nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Entre outros, serão apresentados os projetos “Unimontes Solidária”, “A Universidade e a Idade da Prata”, “Multicampi”, Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) Itinerante, Núcleo de Assistência Contábil (Nasc) e o Programa de Integração da Universidade ao Campo (Proin), este último desenvolvido por intermédio do curso de Zootecnia, oferecido no campus de Janaúba.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira, na abertura do Congresso Mineiro de Ensino Superior, será feita a entrega do Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luz dos Mares Guia. Às  10 horas, o ministro Fernando Haddad vai proferir a palestra “Plano Nacional de Educação: perspectivas para a educação superior”. Também participará do debate o secretário de Educação do MEC, Luiz Cláudio Costa.

Ás 14h30min, haverá mesa redonda sobre “Educação e distância e educação continuada”, tendo como palestrantes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues e o professor João Carlos Teatini, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O mediador será o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), João Luiz Martins.

Está prevista para às 16h30min a mesa redonda “Internacionalização da educação superior”, que terá como debatedores o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Sérgio Lacerda; e a coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Dulce Maria Viana Mindlin. O mediador será o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

Nesta terça-feira, às 9 horas, acontecerá a mesa redonda “Interface da educação básica com a educação superior”, que terá como palestrantes a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Paulo Márcio de Faria e Silva; e a secretária nacional de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva. O mediador será o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon de Moraes Júnior.

Às 10 horas, será iniciada a mesa redonda “Pesquisa, Extensão e Inovação”, tendo como palestrantes o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges; o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Renato de Aquino Faria Nunes; e o ex-reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida. O mediador será o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela.

No encerramento do congresso, às 14h30min, acontecerá a entrega do Selo Universidade Cidadã de Minas Gerais, juntamente com a condecoração dos agraciados com a Medalha Helena Antipoff.  Ainda há vagas para inscrições.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia