Recursos são aplicados na conclusão de prédios da instituição, incluindo as escolas do Programa Brasil Profissionalizado

O Governo do Estado de Minas Gerais liberou para a Universidade Estadual de Montes Claros neste mês o total de 22.678.937,61, além do repasse regular (duodécimo) para a manutenção e custeio da instituição.  O aporte financeiro, proveniente do Tesouro do Estado, será aplicado na execução de serviços de melhorias e, principalmente, na conclusão das escolas do Programa Brasil Profissionalizado e de importantes obras, destacando: o Teatro Universitário, a ampliação do Restaurante Universitário (RU), a pintura dos prédios dos centros de ensino e o estacionamento do prédio 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus sede.

No campus de Janaúba, o montante financeiro liberado assegura o andamento dos serviços da construção do Laboratório de Anatomia e da Clínica Veterinária (destinados aos cursos das áreas de Ciências Agrárias), bem como as obras de drenagem e pavimentação das vias internas da unidade.

Foram disponibilizadas pelo Governo de Minas as verbas voltadas para a conclusão das obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado nas cidades de Bocaiuva, Brasília de Minas, Manga, Grão Mogol, Monte Azul, Taiobeiras, Joaíma e Pompéu.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destaca que os recursos liberados pelo Tesouro Estadual vão assegurar a ampliação e a melhoria da estrutura física da instituição, garantindo as condições adequadas para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços à comunidade.

No caso do Restaurante Universitário, com a ampliação, a capacidade de atendimento será duplicada. o prédio terá uma ampliação de 540 m2, com a área construída passando dos atuais 811 m2 para 1351 m2. Atualmente, o RU tem capacidade para 240 usuários e passará para 500 pessoas, o que significa um grande benefício para a comunidade acadêmica, com a perspectiva de agilizar o atendimento e reduzir as filas na unidade durante o almoço e o jantar.

“Agradecemos ao governador Romeu Zema; ao vice-governador Mateus Simões; ao secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga; ao secretário de Governo, Marcelo Aro; e a toda equipe de governo pelo apoio irrestrito e incondicional à Unimontes, destinando à instituição os recursos necessários para garantir a plena continuidade de suas ações e novas conquistas para a comunidade acadêmica e a população em geral”, afirma o reitor Wagner de Paulo Santiago.

 Ele salienta que o suporte financeiro do Estado tem proporcionado à Universidade, entre outros feitos, a criação de novos cursos, o fortalecimento da política estudantil, a ampliação das bolsas de iniciação científica e os investimentos em obras de reforma e construção, como as melhorias realizadas no Hospital Universitário Clemente de Faria, destacando a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, o Centro de Esterilização e os serviços de pintura e paisagismo.

 O reitor destaca ainda que a gestão estadual tem demonstrado o reconhecimento à importância da Unimontes como uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Os recursos do Tesouro Estadual aplicados nas obras de reforma e ampliação da estrutura física resultam no fortalecimento do patrimônio da instituição. Os investimentos também reforçam a atuação da Universidade como um braço forte do Governo de Minas nas suas regiões de abrangência, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do estado”, conclui o professor Wagner Santiago.

Fotos: Ascom Unimontes

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro