Contratação será feita por meio de processo seletivo já vigente 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, nesta terça-feira (27/05), a autorização do Governo de Minas Gerais para a contratação temporária emergencial de 54 profissionais da área da saúde que atuarão no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (COFIN) do Estado, realizada em Belo Horizonte, atendendo à solicitação da universidade, diante do agravamento do cenário da saúde pública na região.

Foto: Ascom/Unimontes

A medida tem como base o decreto estadual que reconhece situação de emergência em saúde pública em função do aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras doenças virais, especialmente entre crianças. O HUCF, referência para o Norte de Minas, tem registrado nas últimas semanas um crescimento preocupante na demanda por atendimentos e internações pediátricas, com destaque para infecções causadas por vírus sincicial respiratório (VSR), influenza A e rinovírus.

Somente entre os dias 21 de abril e 11 de maio de 2025, o Pronto-Socorro Infantil da unidade atendeu 357 crianças de 0 a 12 anos, muitas delas com quadros respiratórios graves, exigindo internações, suporte intensivo e ventilação mecânica. A situação se agravou ainda mais devido ao afastamento legal de profissionais da enfermagem por motivos de saúde, férias e aposentadoria.

Diante disso, foram autorizadas as seguintes contratações emergenciais, pelo período de até seis meses, com custo estimado de R$ 1.280.666,09:
• 34 Técnicos Universitários da Saúde – Enfermagem
• 13 Analistas Universitários da Saúde – Enfermeiros
• 3 Técnicos Universitários da Saúde – Farmácia
• 2 Analistas Universitários da Saúde – Farmacêuticos
• 2 Analistas Universitários da Saúde – Bioquímicos

Os profissionais reforçarão os setores de Pediatria, Pronto-Socorro Infantil, UTI Pediátrica, Farmácia e Laboratório, considerados críticos neste momento. Eles serão convocados a partir do cadastro de reserva do Processo Seletivo 01/2024 do HUCF/Unimontes – que permanece vigente, o que possibilita agilidade na contratação.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu ao Governo de Minas Gerais e destacou a relevância da medida:

“Agradecemos ao governador Romeu Zema, ao vice-governador, professor Mateus Simões, ao secretário de Saúde do estado, Fábio Baccheretti, ao secretário de Educação de Minas, Igor de Alvarenga, e ao Comitê de Orçamento e Finanças pela sensibilidade e agilidade diante de um momento tão delicado para a saúde pública regional. A autorização para a contratação emergencial desses profissionais representa não apenas o fortalecimento das equipes do nosso HU, mas também um gesto concreto de cuidado com a vida das nossas crianças e com toda a população atendida”, afirmou.

O reitor completou ainda que “essa decisão demonstra o reconhecimento da importância do Hospital Universitário Clemente de Faria da Unimontes como pilar da saúde e da formação profissional no Norte de Minas. Seguimos firmes no nosso compromisso de oferecer assistência humanizada e de qualidade, mesmo diante dos maiores desafios”.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro