A Universidade Estadual de Montes Claros recebe um aporte significativo de recursos do Governo de Minas Gerais.Conforme levantamento feito pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, nos últimos quatro anos, as despesas da Unimontes para custeio, oriundas do Tesouro do Estado, cresceram 2,7 vezes. Ao final de 2014, o valor era de R$ 26.635.735,13 e, em 2017, passou para R$ 72.242.740,00.

Já as despesas que foram atendidas para investimento em obras, equipamentos e no Programa Brasil Profissionalizado com recursos orçamentários do Tesouro do Estado, neste mesmo período, aumentaram em quase 100%, de R$ 8.736.707,64 para 16.412.723,86 entre 2014/2017.

A gestão da Universidade entende esta ampliação da participação orçamentária do Governo do Estado como fato concreto de reconhecimento da importância da Universidade ao longo dos últimos anos, com mais investimentos na instituição nos mais diversos segmentos.

“Esta ampliação não seria possível sem uma aproximação mais estreita com os diversos órgãos do Governo, com a apresentação de diagnóstico e de demandas da Unimontes, que foram atendidas dentro das possibilidades do Estado”, ressalta o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Segundo ele, a equipe gestora da Universidade Estadual de Montes Claros teve um papel estratégico e imprescindível no diálogo com as esferas estaduais para alcançar os investimentos em obras e instalações, aquisição de equipamentos e de materiais permanentes. “É importante ressaltar que os entendimentos continuam, porque as demandas da instituição são contínuas, sobretudo no suporte de pessoal”, complementa o reitor.

Nesse aspecto de pessoal, atualmente, seguem as reuniões de trabalho entre a Unimontes e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para a realização do concurso público para as áreas técnicas na Universidade, como forma de suprir as vagas em aberto com exonerações, aposentadorias e falecimentos. Da mesma forma, a Universidade dá sequência ao concurso público para professor, com a perspectiva de preenchimento de 123 vagas – e outras seis remanescentes.

ANDAMENTO

Ao todo, a Unimontes dá andamento a 35 obras estruturantes distribuídas no campus-sede em Montes Claros e em outras unidades da instituição, várias com relevante alcance social e benefício para toda comunidade acadêmica, dentre elas estão o Teatro Universitário “Reitor José Geraldo de Freitas Drummond”, a ampliação do Restaurante Universitário, 3ª etapa do prédio do Centro Tecnológico, novos blocos de sala de aula, espaços de convivência, ampliação do prédio 6(anexo I) e outras ações, como pavimentação de vias e investimentos em equipamentos de segurança.

ct 2018-1

Centro Tecnológico do campus-sede

As obras vão permitir o incremento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e na prestação de serviços.

“Todas as intervenções em andamento são de fundamental importância para a universidade e contemplam a ampliação de salas de aulas, de laboratórios e de outros espaços, como os centros de convivência no campus”, reforça o professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, da coordenação do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes.

No âmbito do Programa Brasil Profissionalizado, a Unimontes executa a construção de 13 escolas técnicas em quatro regiões de Minas Gerais, com recursos do Governo Federal,via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Educação.