Wagner de Paulo Santiago é o novo reitor da Unimontes

Ele se reuniu com o governador para discutir os rumos da Universidade Estadual de Montes Claros, que comandará até dezembro de 2026

O governador Romeu Zema formalizou a posse, nesta quinta-feira (12/1), do novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Wagner de Paulo Santiago, e o vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Wagner de Paulo Santiago foi escolhido por Zema dentro da lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário, a partir de votação da comunidade acadêmica, para ficar à frente da reitoria da Unimontes até dezembro de 2026. Ele foi o segundo mais votado, com 34,18%. Já Dalton Caldeira Rocha obteve 31,11% dos votos para o cargo de vice. 

“A Unimontes é um agente de desenvolvimento social e econômico, e precisamos estar atentos à realidade, com o ensino passando por mudanças e melhorias”, disse o governador durante o encontro.

O reitor apresentou seu planejamento e lembrou a dimensão da atuação da Unimontes, que abrange 342 municípios das regiões do Norte, Noroeste e Central do estado, além do Vale do Jequitinhonha, englobando cerca de 40% do território mineiro. “Queremos fazer uma gestão de excelência que traga bons resultados para o povo mineiro, desde o ensino, extensão, pesquisa, prestação de serviço, pelo nosso hospital universitário, por exemplo, dando retorno para a nossa sociedade”, enfatizou Wagner de Paulo Santiago, estabelecendo alguns objetivos. “Vivemos um momento de mudanças, queremos ampliar o número de alunos, reduzir a evasão, oferecer novos cursos e verificar as necessidades do mercado de trabalho, para podermos atender a nossa sociedade”.

Em 2022, a universidade chegou aos seus 60 anos de existência com franca expansão das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Como atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia de covid-19.

Reitor

Wagner de Paulo Santiago é vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e é docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), com a linha de Pesquisa: Estratégia e Finanças Empresariais.

O novo reitor tem mais de 30 anos de atividade profissional, e 27 anos dedicados à Unimontes, da qual é egresso. Além de docente, ele já exerceu diversas funções na universidade, como chefe do departamento de Ciências Contábeis, coordenador do curso de Ciências Contábeis, auditor-geral, presidente da Comissão Técnica do Vestibular e pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças.

Santiago já foi secretário municipal de Planejamento e Gestão de Montes Claros, e provedor-adjunto do Hospital Aroldo Tourinho, também no município do Norte de Minas.  Além disso, já trabalhou como contador e auditor em diversas empresas privadas, e tem experiência nas áreas de contabilidade e administração pública. Ele possui graduação e especialização em Ciências Contábeis pela Unimontes, e tem mestrado e doutorado em gestão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vice

O vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha, é graduado em Direito pela Unimontes e possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente na Unimontes desde 1993, com atuação no departamento de Direito Público Adjetivo. É membro do Conselho Diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (Acimoc). Foi presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros e diretor acadêmico do Centro Universitário FIPMoc (Faculdades Integradas Pitágoras).

Universidade

A Unimontes oferece atualmente 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrado e doutorados, com mais de 13 mil alunos e cerca de 2.900 funcionários, entre professores, servidores técnico-administrativos efetivos e terceirizados nos seus 11 campi. Fundada em 1962, a instituição também tem reforçado a modalidade de ensino à distância, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), abrangendo 27 municípios.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco