O governador Antonio Anastasia presidirá a solenidade de inauguração do Restaurante Universitário da Unimontes, no próximo dia 29, às 19 horas, no campus-sede. O evento integrará as comemorações oficiais do cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros. No mesmo dia, às 20 horas, a Unimontes, em sessão solene do Conselho Universitário, promoverá a entrega do título de doutora Honoris Causa à Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

A visita à Unimontes foi oficializada pelo governador durante audiência concedida ao reitor João dos Reis Canela, em janeiro, na Cidade Administrativa. “O Governo de Minas tem sido um parceiro imprescindível e fundamental na concretização de um antigo sonho da comunidade acadêmica, que é a implantação do Restaurante Universitário.  Ao receber o governador Antonio Anastasia, a Unimontes demonstra o reconhecimento à sua valiosa contribuição para o pleno funcionamento da instituição e ao implemento das ações voltadas para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão e para o desenvolvimento da região”, destaca o reitor João Canela.

 GRANDE MOBILIZAÇÃO

restaurante

Fachada lateral do RU (Felipe Gabrich)

O projeto do Restaurante Universitário é fruto de uma intensa mobilização entre acadêmicos, servidores técnico-administrativos e de saúde, professores e dirigentes. Essa reivindicação da comunidade acadêmica começou a se concretizar em setembro 2009, na gestão do ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida, através do apoio do próprio governador Antonio Anastasia que, durante visita à Universidade para o III Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg),  anunciou a alocação de recursos para a obra.

Na mesma ocasião, foi criada uma comissão especial para a elaboração do projeto técnico, levando em conta as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica, através do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes) e lideranças dos servidores técnico-administrativos e técnicos em saúde.

O Restaurante Universitário ocupa um terreno de 1,1 mil metros quadrados, sendo 946 metros quadrados de área construída. Localizada na entrada do campus-sede, a obra contou com investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão liberados pelo Governo do Estado. Os equipamentos – cozinha industrial, mesas, cadeiras e utensílios – também foram adquiridos com recursos viabilizados pelo Governo de Minas (R$ 400 mil).

No próximo dia 14, serão iniciados os testes de funcionamento dos equipamentos do Restaurante Universitário. Através de licitação, o maquinário foi adquirido junto a empresas especializadas de São Paulo e de outras regiões do País. O restaurante será administrado por uma empresa de Minas Gerais, que venceu concorrência promovida pela Unimontes e já possui experiência na gestão de outros restaurantes universitários do Brasil no fornecimento de alimentação de boa qualidade. A firma também será responsável pela instalação, limpeza, treinamento e contratação de pessoal. As refeições terão custo subsidiado.

Uma pesquisa por amostragem, desenvolvida pelo DCE (gestão 2011) e as empresas juniores Economontes (Ciências Econômicas) e Datamontes (Ciências Sociais), também com o envolvimento de acadêmicos voluntários de vários cursos ministrados no campus, identificou que 40% dos integrantes da comunidade universitária – que em seu total conta com cerca de 6,3 mil pessoas – têm interesse em utilizar os serviços do Restaurante Universitário.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia