“A Unimontes é protagonista em mais este projeto do Governo de Minas, muito importante para combatermos as desigualdades, os problemas e os percalços sociais que ainda existem nesta porção do Estado”. A afirmação foi feita pelo governador Antonio Anastasia, ao final da manhã desta sexta-feira (15), na aula de lançamento do projeto “Universitário Cidadão” – Fase I –, realizada no auditório do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar. A cerimônia contou com a participação do reitor João dos Reis Canela, como representante dos dirigentes das instituições de ensino superior parceiras da iniciativa.

A iniciativa do Governo de Minas atenderá 12 municípios do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri entre os dias 16 e 30 de julho, com a participação de 120 acadêmicos e 30 professores de 13 universidades e faculdades dessas regiões. A Unimontes atenderá as cidades de Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz, Mamonas, Montezuma, Virgem da Lapa e Rubelita, com a participação de 21 alunos do 4º ao 8º período dos cursos de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado ministrados no campus-sede.

“Estou bastante feliz em ser testemunha do lançamento deste projeto, absolutamente fundamental e que será permanente em nossa gestão”, completou o governador, ao considerar o “Universitário Cidadão” como “uma verdadeira cruzada, ao contribuir, com o conhecimento e a técnica, no atendimento às pessoas mais necessitadas”.

MATURIDADE HUMANA

Na avaliação de Antonio Anastasia, com o projeto, em um trabalho voluntário e de adesão, os acadêmicos têm a oportunidade de adquirir experiência profissional e maturidade humana com o relacionamento com as pessoas que realmente precisam de maior atenção. “Além das grandes diferenças geográficas, numa área maior que de muitos estados brasileiros, nos indicadores sociais precisamos avançar ainda mais no Norte de Minas e nos Vales”, observou o governador de Minas.

Como representante dos reitores e dirigentes das universidades, institutos e faculdades públicas e particulares participantes do projeto Universitário Cidadão, o professor João dos Reis Canela reiterou o compromisso da Unimontes para o chamado do Governo de Minas. “O projeto traduz a plenitude da ação do Estado, sendo estruturante em todos os sentidos porque desperta em nossos jovens a oportunidade de verificar a realidade, um laboratório interminável para a aplicação do conhecimento”.

O reitor da Unimontes enalteceu, também, a sensibilidade que as instituições de ensino dessas regiões devem ter para se alinharem e se aproximarem do Governo do Estado na efetivação de novas oportunidades de grandeza acadêmica como é o “Universitário Cidadão”.

Titular da Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), pasta responsável diretamente pela gerência do projeto, o deputado Gil Pereira enalteceu a iniciativa como de “suma importância para amenizar as diversidades das regiões de Minas Gerais”. A Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria é parceira da iniciativa.

OLHAR PERMANENTE – Presente à solenidade, o arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, evidenciou a iniciativa do projeto como “prestígio à formação do profissional com o espírito do bem comum, praticando a cidadania e ajudando ao próximo”. Sobre a Unimontes, enalteceu o “olhar permanente da instituição com as ações solidárias”.

A acadêmica Karla Dayane Gonçalves, de 22 anos, do 8º período do curso de Educação Física (Licenciatura), é uma dos 21 voluntários da Unimontes no projeto. Atuará nos municípios de Bonito de Minas e Pedras de Maria da Cruz durante 14 dias, o que considera como um exercício de cidadã. “Vamos colocar em prática o conhecimento obtido na sala de aula, proporcionando diversas atividades às pessoas que ainda não têm acesso às ações da educação física”.