Uma gincana ecológica, na manhã desta sexta-feira (10.05), marcará o encerramento do projeto “Educação Ambiental utilizando os 5 “erres”: Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar. A iniciativa é de acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros junto à comunidade dos Bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. As atividades envolvem dez professores e aproximadamente 450 alunos da Escola Estadual Doutor João Alves, situada no bairro Santa Lúcia I.

O projeto tem o objetivo de promover a mudança comportamental dos alunos com a formação de novos hábitos relacionados à utilização responsável dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos, como incentivo à educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade. Dessa forma, desperta a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro.

As estudantes do 10º de Odontologia Kaiza Katherine Ferreira Santos, Quíria França Rodrigues e Jéssica Estella Fernandes são as organizadoras do projeto, em parceria com o Centro de Zoonose e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Elas também atuam como estagiárias junto ao Programa Saúde da Família (PSF) nessas regiões.

Oficina de recicláveis

Com garrafas pet, os alunos fabricaram cofres na oficina de materiais recicláveis

As ações foram iniciadas em março, com palestras sobre a importância do projeto de reciclagem e o combate à Dengue, comemoração do Dia da Água, exposição de estande sobre o mosquito Aedes aegypti, oficinas de reciclagem e passeata comunitária nas ruas dos bairros com distribuição de panfletos temáticos.

O projeto será concluído nesta sexta-feira com realização de uma gincana comunitária envolvendo professores, alunos da escola e comunidade dos bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. Serão formadas equipes para recolhimento de materiais que facilitam o acúmulo de água e favorecem os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, além de materiais que podem ser reutilizados e reciclados, como pneus velhos e garrafas plásticas. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados em volume de materiais recolhidos.

A acadêmica Kaiza Katherine salientou que o projeto surgiu a partir da quantidade de lixo encontrada em pontos dos bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. Junto às estagiárias do PSF passou sugerir à comunidade medidas ambientais e de aproveitamento de material, com o envolvimento da Escola Estadual Doutor João Alves e da própria comunidade em geral. O projeto contou com o apoio e participação da cirurgiã-dentista Keyla Marinho de Paiva e da enfermeira Amanda Pimenta. Participam também das ações as acadêmicas do sétimo período do curso de Odontologia, Layssa Martins, Thayrinne Brito e Larissa Neves e seis estudantes do curso de Enfermagem.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia