A atual gestão superior da Unimontes prioriza as demandas dos servidores técnico-administrativos da instituição nas articulações feitas junto ao Governo do Estado para o atendimento aos pleitos da comunidade acadêmica. Da mesma forma, é dada atenção às reivindicações dos professores.

O assunto foi tratado durante a visita do governador Romeu Zema ao campus-sede da Universidade, quinta-feira (16/9). Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, destacou a importância do corpo funcional – tanto dos docentes como servidores técnico-administrativos para o fortalecimento das ações do ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços pela instituição, sobretudo, em momentos difíceis, como o período de enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

O professor Antonio fez uma solicitação ao governador para autorizar a realização de novos concursos públicos pela Unimontes de forma ampla, que contemple professores e servidores técnico-administrativos. O objetivo é o preenchimento de vagas na Universidade pela aposentadoria de servidores/professores e desligamentos por outros motivos, visando o atendimento das demandas da comunidade.

O reitor lembrou que, desde a estadualização em 1990, a Unimontes – sucessora da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), até hoje, só realizou três concursos públicos para servidores e professores da educação superior. Ele enfatizou que a  Universidade se coloca à disposição do Governo do Estado para auxiliar na elaboração de estudo de viabilidade de novos concursos públicos da instituição.

Nesse sentido, destacou a parceria entre  a gestão superior e as Secretarias de
Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)  e de Educação (SEE) para o encaminhamento e o atendimento das reivindicações da comunidade acadêmica, de forma ampla.

O professor Antonio Alvimar Souza  apresentou a proposta para a criação de um grupo de trabalho entre a gestão do Estado, Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Assembleia Legislativa para mediar a discussão entorno de uma nova legislação específica para o plano de carreira dos profissionais da educação superior.

Ele  solicitou ainda o pagamento  da dedicação exclusiva a 47 professores da Unimontes. O encaminhamento dessa  demanda vem sendo discutida com representantes da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), que também estiveram presentes ao encontro com o governador Romeu Zema.

Leia também: Ao agradecer presença do governador, reitor destaca aporte histórico do Estado à Universidade e detalha avanços alcançados

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba