Em três reuniões de trabalho nesta quinta-feira (07/02), no Salão de Conselhos da Reitoria, a administração superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou as perspectivas de ação para o exercício de 2013. Participaram os professores que respondem pela diretorias dos Centros de Ensino, chefias de departamentos, coordenadorias de cursos de graduação e de pós-graduação e também pela coordenação dos campi avançados.

Na pauta, foram abordados temas diversos como a execução de novas obras e de reformas; readequação dos departamentos com vistas à flexibilização curricular; além de estratégias para a área de gestão como a possibilidade de realização de um concurso público para servidores técnico-administrativos, docentes e profissionais da saúde; conclusão do protocolo eletrônico dos cursos regulares e a aplicação do plano de classificação, controle e circulação de documentos. Está prevista, ainda, a realização do seminário preparatório para o Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“Entendemos como indispensáveis e absolutamente necessários encontros desta natureza para uma gestão mais profícua na instituição. As dificuldades operacionais são reais, mas ao mesmo tempo são estimulantes para a consolidação do papel da Unimontes em fomentar a estabilidade social em suas regiões de atuação”, disse o reitor João dos Reis Canela.

COMISSíO PARA CAMPI

Reitor João Canela

Nos três encontros, reitor João Canela anunciou a criação da Comissão Especial para os Campi

Para uma ação mais direta na melhoria da estrutura logística de cada campus instalado no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha – 11 no total – será criada uma “Comissão Especial para os Campi”, a ser presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. “Nesse aspecto, o trabalho coletivo será imprescindível”, observou a professora Maria Ivete.

A meta da nova Comissão é detectar a natureza das demandas da cada comunidade acadêmica em cada cidade, reduzir a evasão e formalizar os pleitos às respectivas esferas do Governo do Estado. O trabalho visa, ainda, buscar a maior proximidade com as prefeituras e lideranças municipais para a gerência mais eficiente de cada unidade.

INVESTIMENTOS – Em 2013, a Unimontes aplicará recursos da ordem de R$ 117 milhões em diversas obras como as 13 escolas técnicas do programa Brasil Profissionalizado; reforma da Policlínica Doutor Hermes de Paula para a implantação de clínicas odontológicas; Laboratório Experimental do campus de Janaúba; Centro de Pesquisa em Ciências Humanas; auditório para 750 lugares no campus-sede; reforma e ampliação do prédio do Centro de Ensino Profissional e Tecnológico (auditório, laboratórios e biblioteca, inclusive para os cursos de mestrado e doutorado).

No âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a Unimontes implantará em 2013 o Instituto de Pesquisa em Saúde, a Casa da Gestante, 10 novos leitos de UTI Adulto, 24 leitos de Enfermaria e a conclusão do Bloco B, com uma rampa de acesso ao bloco cirúrgico, além da instalação de um elevador para macas e de um elevador panorâmico no prédio do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), ao lado do HU, dentre outras obras.