A Reitoria da Unimontes recebeu nessa quinta-feira (12/8) os integrantes da nova diretoria da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes). A reunião realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria) teve como objetivo a discussão e o encaminhamento das demandas da categoria. Os componentes da diretoria da Adunimontes foram recebidos pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, com a presença da deputada estadual Leninha Souza como convidada.

Pela Unimontes, estiveram presentes também os Pró-Reitores de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Aloysio Vieira), Pesquisa (professora Clarice Alvarenga Corsato) e de Extensão (professor Paulo Eduardo Gomes de Barros), além do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Irineu Ribeiro Lopes), da Pró-Reitora Adjunta de Ensino, professora Andrea Jakubaszko, e do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga.

Foram discutidas as principais reivindicações dos professores, como o pagamento do adicional de Dedicação Exclusiva (DE), definição de carga horária e a possibilidade de incorporações de vantagens e benefícios aos salários da categoria. Ficou acertado que os referidos pleitos serão encaminhados ao Governo do Estado.

O reitor Antonio Alvimar enalteceu a importância do encontro no sentido de fortalecer o diálogo com a representação docente. “Vivemos um momento importante em que podemos alinhar as discussões entre a representação sindical dos professores e Reitoria”, pontuou.

Ele ressaltou a relevância da interlocução entre a gestão superior e a Adunimontes para a definição das demandas prioritárias dos professores a serem encaminhadas ao Governo do Estado, em busca de soluções. “A gestão superior está à disposição para debater e encaminhar as reivindicações dos professores”, reforçou o gestor.

Mas, ao mesmo tempo, lembrou que é necessário criar meios para viabilizar o atendimento dos pleitos, garantindo, também, o bom funcionamento da Universidade, mantida com recursos do Governo do Estado. “Temos que estar atentos para duas coisas importantes: os interesses dos professores e também a sobrevivência da instituição”, assegurou.

SINTONIA

A presidente da Adunimontes, professora Maria da Penha Brandim de Lima, salientou que a proposta da diretoria do sindicato dos docentes é manter o diálogo permanente com a gestão superior da Universidade, buscando não somente o encaminhamento e o atendimento das demandas da categoria, mas também a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Queremos que a universidade cresça, a fim de que também possamos crescer juntos”, assegurou a presidente da Adunimontes. Outros representantes da entidade também usaram a palavra e destacaram as reivindicações apresentadas, e destacaram a importância da articulação junto à gestão superior da universidade para o atendimento das demandas dos professores.

A gestão superior ressaltou durante o encontro que a Unimontes também fortalece a interlocução com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), de forma que as duas instituições públicas de ensino superior possam encaminhar pautas conjuntas dos docentes ao Governo do Estado. O reitor destacou ainda a importância da parceria com os deputados estaduais para o encaminhamento das demandas dos professores e demais integrantes da comunidade acadêmica na Assembleia Legislativa.

ESTATUTO E CONCURSO – Na oportunidade, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu também enalteceu a importância do diálogo permanente com a representação sindical docente. Frisou que a Unimontes precisa rever a discussão do seu estatuto e, nesse sentido, uma das ideias é o redimensionamento dos departamentos. Isso deverá ser feito à partir de consultas com a comunidade acadêmica, como a aplicação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Nesse sentido, a vice-reitora esclarece que a gestão trabalha para a realização de novos concursos para professores e servidores técnico-administrativos, o que depende de autorização do Executivo Estadual, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Por sua vez, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira esclareceu as ações desenvolvidas para o encaminhamento dos pleitos do corpo docente junto ao Governo do Estadual. Na oportunidade, o diretor da DDRH, Irineu Ribeiro Lopes, apresentou números do último concurso público para professor de nível superior realizado pela Unimontes, entre 2014 e 2015, que teve como objetivo o preenchimento de 636 vagas na instituição. Ele salientou que ainda há 143 vagas abertas no certame que não foram preenchidas.

A deputada Leninha Souza se colocou à disposição para o encaminhamento das reivindicações da Unimontes na ALMG e Governo do Estado. Ela informou que articulará a realização de uma reunião dos deputados estaduais votados no Norte de Minas (“Bancada do Norte”) somente para tratar das questões relativas aos professores da Universidade.

A gestão superior da Unimontes terá uma audiência com o Secretário-Geral do Governo do Estado, Mateus Simões, para tratar de propostas e pleitos da Universidade. Em atendimento à solicitação da diretoria da Associação dos Docentes, ficou acertado que a reunião com o secretário contará também com a participação de um representante da Adunimontes, para apresentação e discussão dos pleitos dos professores.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente