A Reitoria da Unimontes recebeu nessa quinta-feira (12/8) os integrantes da nova diretoria da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes). A reunião realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria) teve como objetivo a discussão e o encaminhamento das demandas da categoria. Os componentes da diretoria da Adunimontes foram recebidos pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, com a presença da deputada estadual Leninha Souza como convidada.

Pela Unimontes, estiveram presentes também os Pró-Reitores de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Aloysio Vieira), Pesquisa (professora Clarice Alvarenga Corsato) e de Extensão (professor Paulo Eduardo Gomes de Barros), além do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Irineu Ribeiro Lopes), da Pró-Reitora Adjunta de Ensino, professora Andrea Jakubaszko, e do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga.

Foram discutidas as principais reivindicações dos professores, como o pagamento do adicional de Dedicação Exclusiva (DE), definição de carga horária e a possibilidade de incorporações de vantagens e benefícios aos salários da categoria. Ficou acertado que os referidos pleitos serão encaminhados ao Governo do Estado.

O reitor Antonio Alvimar enalteceu a importância do encontro no sentido de fortalecer o diálogo com a representação docente. “Vivemos um momento importante em que podemos alinhar as discussões entre a representação sindical dos professores e Reitoria”, pontuou.

Ele ressaltou a relevância da interlocução entre a gestão superior e a Adunimontes para a definição das demandas prioritárias dos professores a serem encaminhadas ao Governo do Estado, em busca de soluções. “A gestão superior está à disposição para debater e encaminhar as reivindicações dos professores”, reforçou o gestor.

Mas, ao mesmo tempo, lembrou que é necessário criar meios para viabilizar o atendimento dos pleitos, garantindo, também, o bom funcionamento da Universidade, mantida com recursos do Governo do Estado. “Temos que estar atentos para duas coisas importantes: os interesses dos professores e também a sobrevivência da instituição”, assegurou.

SINTONIA

A presidente da Adunimontes, professora Maria da Penha Brandim de Lima, salientou que a proposta da diretoria do sindicato dos docentes é manter o diálogo permanente com a gestão superior da Universidade, buscando não somente o encaminhamento e o atendimento das demandas da categoria, mas também a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Queremos que a universidade cresça, a fim de que também possamos crescer juntos”, assegurou a presidente da Adunimontes. Outros representantes da entidade também usaram a palavra e destacaram as reivindicações apresentadas, e destacaram a importância da articulação junto à gestão superior da universidade para o atendimento das demandas dos professores.

A gestão superior ressaltou durante o encontro que a Unimontes também fortalece a interlocução com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), de forma que as duas instituições públicas de ensino superior possam encaminhar pautas conjuntas dos docentes ao Governo do Estado. O reitor destacou ainda a importância da parceria com os deputados estaduais para o encaminhamento das demandas dos professores e demais integrantes da comunidade acadêmica na Assembleia Legislativa.

ESTATUTO E CONCURSO – Na oportunidade, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu também enalteceu a importância do diálogo permanente com a representação sindical docente. Frisou que a Unimontes precisa rever a discussão do seu estatuto e, nesse sentido, uma das ideias é o redimensionamento dos departamentos. Isso deverá ser feito à partir de consultas com a comunidade acadêmica, como a aplicação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Nesse sentido, a vice-reitora esclarece que a gestão trabalha para a realização de novos concursos para professores e servidores técnico-administrativos, o que depende de autorização do Executivo Estadual, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Por sua vez, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira esclareceu as ações desenvolvidas para o encaminhamento dos pleitos do corpo docente junto ao Governo do Estadual. Na oportunidade, o diretor da DDRH, Irineu Ribeiro Lopes, apresentou números do último concurso público para professor de nível superior realizado pela Unimontes, entre 2014 e 2015, que teve como objetivo o preenchimento de 636 vagas na instituição. Ele salientou que ainda há 143 vagas abertas no certame que não foram preenchidas.

A deputada Leninha Souza se colocou à disposição para o encaminhamento das reivindicações da Unimontes na ALMG e Governo do Estado. Ela informou que articulará a realização de uma reunião dos deputados estaduais votados no Norte de Minas (“Bancada do Norte”) somente para tratar das questões relativas aos professores da Universidade.

A gestão superior da Unimontes terá uma audiência com o Secretário-Geral do Governo do Estado, Mateus Simões, para tratar de propostas e pleitos da Universidade. Em atendimento à solicitação da diretoria da Associação dos Docentes, ficou acertado que a reunião com o secretário contará também com a participação de um representante da Adunimontes, para apresentação e discussão dos pleitos dos professores.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco