Objetivo do encontro é alinhar ações e estratégias para melhorias na Universidade

Apresentar as metas estabelecidas e buscar melhorias para o curso e para a instituição, ouvindo as demandas dos professores e dos acadêmicos. Com esta proposta, a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu nesta quinta-feira (28/11), uma reunião de alinhamento das ações com os chefes de departamentos e professores do curso de Direito. Também participaram representantes do Diretório Acadêmico (DA).

Realizado na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), o encontro foi presidido pelo reitor Antonio Alvimar Souza, ao lado da vice-reitora Ilva Ruas Abreu. Contou com as presenças dos pró-reitores de Extensão (professor Paulo Eduardo de Barros), Pós-Graduação (professor André Sena Guimarães) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Aloysio Vieira) e dos pró-reitores adjuntos de Ensino (Andréa Jakubasko) e de Pesquisa (professor Rafael Soares de Moura).

Chefes de Departamento e professores do curso de Direito
(Fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

Os chefes dos Departamentos de Direito Privado, Público Substantivo e Público Adjetivo e os professores fizeram o uso da palavra, manifestando opiniões e sugestões sobre as propostas discutidas. Um deles foi o professor Dalton Caldeira Rocha, que enalteceu a iniciativa do encontro promovido pela gestão superior da Unimontes. “Temos muito a contribuir  com a universidade”, afirmou.

O reitor Antonio Alvimar ressaltou o compromisso da gestão superior da Unimontes com o preceitos legais, com transparência e a correção. “Trabalhamos por uma gestão transparente, com responsabilidade”, pontuou. Ele também lembrou que a universidade, como instituição pública, precisa prestar contas à sociedade, “que se organiza com a existência de vários instrumentos de controle”.

O professor Antonio Alvimar completou: “o objetivo é: pensar juntos. Verificar o que podemos fazer para melhorar a nossa instituição. Este é o momento da gente criar uma corrente em prol da universidade”, mesmo enfrentando as mais diversas dificuldades. “A meta da gestão é discutir e buscar soluções com a participação da comunidade acadêmica”, envolvendo chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos. Melhorar as relações dentro da instituição.

A vice-reitora Ilva Ruas Abreu acrescentou que a gestão da Unimontes busca maior aproximação com a comunidade universitária, ouvindo as suas demandas. “Precisamos fortalecer a instituição”, enfatizou Ilva.

Durante o encontro, foram apresentadas também ações adotadas pelas pró-reitorias relacionadas com a estrutura da instituição e o funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação. Uma dessas intervenções é a readequação do espaço físico dos cursos, apresentada pelo pró-reitor Aloysio Vieira. Já a pró-reitora adjunta de Ensino, Andréa Jakubasko, falou sobre as ações acadêmicas, citando a implantação do novo Sistemas de Gestão Docente (SGD).

Ao final do encontro, ficou definido que será criada uma comissão com o objetivo de promover estudos e apresentar propostas de cooperação do curso de Direito à Gestão Superior da Universidade.  A comissão terá sete integrantes, composta pela vice-reitora Ilva Ruas Abreu e por professores dos departamento de Direito.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes