A gestão superior da Unimontes prioriza a articulação junto ao Governo do Estado, visando o encaminhamento das reivindicações dos servidores técnico-administrativos e docentes. O reitor professor Antônio Alvimar Souza ressalta a importância do diálogo entre as partes envolvidas, objetivando viabilizar o atendimento dos pleitos.

“Entendemos que o diálogo é o melhor caminho para que possamos buscar as soluções para o atendimento às reivindicações da comunidade acadêmica. Ao mesmo, procuramos apoio do Governo Estadual para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços à população, que é o grande objetivo da Universidade”, enumera o professor Antônio Alvimar Souza.

“Nesse momento marcante, em que se comemora o Dia do Servidor Público, reiteramos o nosso reconhecimento e sensibilidade com as legítimas demandas dos nossos servidores técnico-administrativos e docentes. São eles os grandes responsáveis pelo crescimento da Unimontes”, enfatiza o reitor Alvimar.

PESQUSA a universidade recebeu R$ 87 milhões liberado pelo Governo de Minas para investimentos em infraestrutura, manutenção, desenvolvimento e a melhoria da qualidade do ensino e pesquisa

As reivindicações dos docentes e dos servidores técnico-administrativos foram apresentadas pelo reitor ao governador Romeu Zema, durante visita ao campus-sede da Universidade no dia 16 de setembro de 2021. Na sequência, as demandas foram encaminhadas e discutidas em audiências da gestão superior com secretários de estado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O professor Antônio Alvimar Souza tratou dos pleitos da comunidade acadêmica ao ser recebido pelo secretário-geral do Governo do Estado, Mateus Simões, e pela secretária de estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto. Ele também foi recebido em audiência pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.

AS REIVINDICAÇÕES

Nas tratativas com o Governo do Estado, a gestão superior da Unimontes fez o encaminhamento das seguintes reinvindicações:

– Cumprimento do acordo de greve

– Implantação de novo plano de carreira para os professores e servidores técnico-administrativos para melhor estruturação das duas categorias

– Autorização da renovação de contratos administrativos da universidade

Também foram solicitadas: a nomeação de 96 aprovados no concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos da instituição, alteração de carga horária – de 20 para 40 horas – para os professores, resolução da situação dos 47 processos de Dedicação Exclusiva (DE) impossibilitados de lançamento em folha de pagamento e incorporação da Gratificação Complementar dos Servidores Técnico-Administrativos. Outro pleito apresentado é a autorização para a realização de novo concurso público para professores da educação superior.

APORTE DE RECURSOS DE R$ 100 MILHÕES

O reitor Antônio Alvimar Souza salienta que a gestão superior da Unimontes também mantém diálogo constante com o Governo de Minas, objetivando a viabilização de recursos para garantia das atividades e a implementação de obras na instituição. Nesse sentido, ele destaca que, na atual gestão, a universidade recebeu R$ 87 milhões liberado pelo Governo de Minas para investimentos em infraestrutura, manutenção, desenvolvimento e a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços. Os recursos são disponibilizados por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), à qual a Unimontes está vinculada, com aplicação também em melhorias no Hospital Universitário Clemente de Faria. Além disso, está prevista a liberação de R$ 13 milhões para as obras do Programa Brasil Profissionalizado, totalizando R$ 100 milhões.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

O Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF) da Unimontes, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, explica que as dotações financeiras liberadas pelo Governo do Estado estão sendo aplicadas numa série de obras de construção, reformas e melhorias da estrutura física, contemplando ainda aquisição de mobiliário para salas de aula e setores administrativos, equipamentos para os laboratórios, tecnologia da informação e parque computacional.

Está prevista a implantação dos projetos de cenotecnia e climatização do Anfiteatro “Reitor José Geraldo de Freitas Drumond” e a substituição de equipamentos no Restaurante Universitário (RU), cumprindo uma das etapas do projeto de modernização e ampliação do local. Novos investimentos também serão aplicados na área de segurança e vigilância patrimonial e na compra de mobiliários para as salas de aula de diversos setores da Universidade (campus-sede, campi e núcleos avançados).

No âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), entre as ações, os investimentos contemplam a conclusão do prédio do Biotério e do Laboratório em Pesquisa em Saúde, reforma da UTI NeoNatal e a aquisição de um gerador de última geração e melhorias na subestação.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025