Acompanhado pela equipe da gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o reitor João dos Reis Canela visitou as obras no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro e outras unidades da instituição na cidade, na última sexta-feira (02/08). Os engenheiros e arquitetos da Unimontes observaram o estágio de cada projeto, que beneficiará à comunidade acadêmica e ao público em geral nas áreas de ensino, pesquisa, atendimento de saúde e cultura.
Na policlínica Doutor Hermes de Paula, o espaço passa por reformas estruturantes e, em breve, oferecerá 52 salas para o funcionamento pleno das Clínicas Odontológicas. O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) também passa por obras de reforma e ampliação das instalações. O projeto de engenharia prevê novas salas e a ampliação de novos espaços, além de um auditório com capacidade para 150 lugares e uma nova biblioteca.
Outras duas importantes obras da Unimontes acontecem no campus-sede: o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas e o Auditório Universitário. A construção do prédio do Centro de Pesquisa teve início em março e está orçada em R$ 1.256.665,23, com recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo prédio abrigará os laboratórios de “Pesquisa em Literatura”, “Tratamento de Documentos”, “Metodologia de Pesquisa Qualitativa”, “Obras Raras” e “Produção e Controle de Dados”. Na mesma área territorial será erguido futuramente um complexo de salas de aulas.
Já o auditório terá capacidade para 780 lugares. A obra, orçada em R$ 4,68 milhões, será custeada pelo Governo do Estado. De acordo com o cronograma de construção a previsão é de que o auditório seja concluído até abril de 2014.
O reitor visitou, ainda, a área que deverá ser destinada à implantação do novo Instituto Médico Legal (IML), por meio de convênio entre a Unimontes e a Polícia Civil, que consiste na criação do Posto de Perícia Integrada (PPI). O documento será formalizado a partir da análise jurídica e técnica dos parceiros envolvidos. A previsão é que a obra seja iniciada já em 2014.
A visitação foi concluída nas dependências do Restaurante Universitário, cujo funcionamento foi retomado nesta quarta-feira (07/08). Em julho, período de recesso letivo, o espaço passou por ajustes estruturais para atendimento às normas de prevenção e combate a incêndio recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, entre outros procedimentos técnicos da unidade.
“O funcionamento pleno do Restaurante Universitário contempla demanda importante da comunidade acadêmica, a exemplo do amplo auditório e outras construções no campus-sede. Os novos espaços retratam a necessidade de ampliação das ações da Unimontes, em atendimento às reivindicações urgentes da comunidade universitária. Dessa forma, com parceiros pontuais como o FINEP e o Governo de Minas, a Universidade amplia os horizontes para a formação de novos agentes de transformação”, reforçou o reitor.
Também acompanharam as visitas os pró-reitores Juventino Ruas de Abreu Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças), Marina Ribeiro Queiróz (Extensão) e João Felício Rodrigues Neto (Ensino); o diretor de Gestão de Campi, Giuliano Vieira Mota, o coordenador do curso de Engenharia da Unimontes, Guilherme Augusto de Oliveira Guimarães, além do engenheiro Donizete Gomes de Oliveira e do arquiteto Sandro Frederico Martins.