A reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou o processo de escuta da comunidade acadêmica. O  objetivo é levantar as demandas e percepções dos professores, estudantes e servidores técnicos-administrativos, ouvindo  diretamente cada segmento da instituição superior. 

Responsável pela coordenação dos trabalhos, a   professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessoria especial da reitoria, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégia e Inovação, explica que a iniciativa está inserida na política de gestão coletiva e participativa implementada pelo atual reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

 “Nossa gestão é participativa e, sendo assim, é importante ouvir os professores, acadêmicos, servidores e demais colaboradores da nossa UNIMONTES”, destaca  o reitor, professor Wagner Santiago.

A professora Jussara de Carvalho Guimarães disse que a proposta visa  atender todos os integrantes da comunidade universitária. “Cumprindo determinação do nosso reitor, o objetivo é ouvir todos os segmentos da instituição, de forma democrática e participativa, visando  levantar as demandas e prioridades do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Também pretendemos  obter subsídios para a tomada de decisões futuras, em busca de avanços para a universidade e de  melhorias para todos”, pontua.

Ela salienta que a “escuta” tem como objetivos específicos:  ouvir, reunir e acolher as boas ideias e boas práticas, sugestões e reclamações; incentivar e envolver os departamentos bem como a sua participação no processo de gestão; criar espaço e liberdade para que haja o compartilhamento de pensamentos sobre determinados assuntos; e ainda colher, orientar, acompanhar e aprimorar as ideias, as demandas e as soluções apresentadas pelos integrantes da comunidade.

Consulta aos departamentos

O processo de escuta à comunidade acadêmica foi iniciado com encontro com os professores dos diversos departamentos de todos os centros de ensino da Universidade. Na oportunidade, os docentes foram consultados sobre diversos temas relacionados à forma de ingressos,  criação de novos cursos e a manutenção e possíveis rodízios de  graduações  ministradas nos campi da Unimontes. 

Eles foram questionados em relação ao possível retorno do processo seletivo/vestibular  próprio e do Processo de Avaliação de Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Unimontes. A maioria foi favorável à volta do vestibular próprio e também ao PAES. 

Além disso,  apresentaram sugestões para a criação de novos cursos de graduação pela Unimontes, como o curso de psicologia, por exemplo.

A professora Jussara Carvalho Guimaraes explica que  o processo de escuta à comunidade universidade terá continuidade por meio de reuniões com os alunos e com os servidores técnico-administrativos e demais colaboradores e que ao final encaminhará o relatório final para apreciação da gestão superior, que dará ciência da escuta à comunidade acadêmica.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial