sans-serif;”>Sou proativo?

Ludmila Cunha Botelho e Oliveira

Recursos Humanos/ Unimontes

 

Muito se tem falado sobre o profissional proativo ou proatividade no trabalho. Mas qual é verdadeiramente o seu significado?

De acordo com o dicionário inFormal, proativo é aquele que pensa e age antecipadamente, que toma atitudes para resolver problemas antes que eles aconteçam. Podemos inferir que é aquele que está de prontidão. É o profissional que antes de participar de uma reunião se prepara para os possíveis questionamentos, que busca outras soluções para determinado problema, que produz sem a necessidade de cobrança da chefia, que tem iniciativa e não tem medo de errar, que não tem soluções prontas, mas cria uma para cada situação.

As pessoas proativas têm como principal característica a direção de seu foco e esforços a áreas onde efetivamente podem interferir positivamente. Fazem parte do seu comportamento a iniciativa, a administração do tempo, a perspicácia, a auto motivação, o senso de urgência, a agilidade, a responsabilidade e a consistência daquilo que se propõe a fazer. 

Não adianta ter iniciativa, antever o problema e não ter agilidade nas ações, assim como, de nada adianta ter iniciativa e se perder no meio das tarefas devido à má administração do seu tempo. 

O indivíduo proativo é motivado; é aquele que se responsabiliza por modificar as circunstâncias, independentemente de elas terem, ou não, sido originadas por ele. São agentes que, adotando uma postura consciente e responsável, interferem nas circunstâncias. Sabem que sempre tem algo a contribuir. É aquele que interage, agrega, modifica e interfere em tudo que se encontra em sua zona de influência. 

O contrário do comportamento proativo é a procrastinação e a atitude reativa, o “empurrar com a barriga”, deixar para depois, ou atitude como não responsabilizar-se por algo devido ao pensamento “isso não é comigo” ou “não tenho obrigação de fazer isso”. 

Devemos refletir sempre em que posição estamos. Somos pessoas proativas ou “passivas” em nosso dia a dia?

 

*Artigo produzido pela Analista de Recursos Humanos, Ludmila Cunha Botelho e Oliveira, lotada na  Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes. 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia