Unimontes organiza documentos públicos
A Universidade Estadual de Montes Claros define as normas e procedimentos técnicos para a gestão de documentos. A proposta é disciplinar as atividades relativas aos processos documentais da Universidade, para isso, foi criada uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivos-CEPAD com o envolvimento de representantes da Diretoria de Documentação e Informações, Assessoria de Gestão Estratégica.
Os trabalhos iniciaram em julho deste ano e contou com a orientação de técnicos do Arquivo Público Mineiro. A proposta é ter controle sobre a produção documental, a racionalização de todo o seu fluxo e a concreta organização e a agilidade no acesso dos documentos públicos.
Na última reunião da comissão realizada em novembro foi aprovado o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade das atividades-fim da Unimontes. Esses instrumentos são documentos básicos para a implantação e melhoria dos processos de gestão de documentos da Unimontes e vai ajudar a racionalizar os passos para acesso à informação, bem como facilitar a pesquisa de documentos históricos da Universidade. O referido trabalho foi encaminhado para apresentação ao CONSU.
De acordo com a comissão, a criação do plano é apenas uma etapa da organização completa dos documentos públicos. A tabela de temporalidade deverá contemplar as atividades-meio e atividades-fim e a Universidade irá definir a temporalidade e destinação dos documentos relativos às suas atividades específicas. Posteriormente, a tabela deverá ser encaminhada à instituição arquivística pública para apreciação e divulgação, por meio de ato legal.
Membos da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivos:
Humberto Velloso Reis
Filomena Luciene Cordeiro Reis
Jaldete Souza Rios
Leandro Luciano da Silva
Luiz Fernando Barbosa Reis
Maria José Vieira Rocha
Marta Verônica Vasconcelos Leite
Silvana Souto Lunardi
Joelina da Conceição de Almeida