Unimontes organiza documentos públicos 

A Universidade Estadual de Montes Claros define as normas e procedimentos técnicos para a gestão de documentos. A proposta é disciplinar as atividades relativas aos processos documentais da Universidade, para isso, foi criada uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivos-CEPAD com o envolvimento de representantes da Diretoria de Documentação e Informações, Assessoria de Gestão Estratégica. 

Os trabalhos iniciaram em julho deste ano e contou com a orientação de técnicos do Arquivo Público Mineiro. A proposta é ter controle sobre a produção documental, a racionalização de todo o seu fluxo e a concreta organização e a agilidade no acesso dos documentos públicos.

Na última reunião da comissão realizada em novembro foi aprovado o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade das atividades-fim da Unimontes. Esses instrumentos são documentos básicos para a implantação e melhoria dos processos de gestão de documentos da Unimontes e vai ajudar a racionalizar os passos para acesso à informação, bem como facilitar a pesquisa de documentos históricos da Universidade. O referido trabalho foi

Membros da Comissão de Avaliação de Documentos Lauro Aguiar

Membros da Comissão de Avaliação de Documentos (Divulgação)

encaminhado para apresentação ao CONSU.

De acordo com a comissão, a criação do plano é apenas uma etapa da organização completa dos documentos públicos. A tabela de temporalidade deverá contemplar as atividades-meio e atividades-fim e a Universidade irá definir a temporalidade e destinação dos documentos relativos às suas atividades específicas. Posteriormente, a tabela deverá ser encaminhada à instituição arquivística pública para apreciação e divulgação, por meio de ato legal.

Membos da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivos:

Humberto Velloso Reis

Filomena Luciene Cordeiro Reis

Jaldete Souza Rios

Leandro Luciano da Silva

Luiz Fernando Barbosa Reis

Maria José Vieira Rocha

Marta Verônica Vasconcelos Leite

Silvana Souto Lunardi

Joelina da Conceição de Almeida

 

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