Instituições discutem pontos sobre como ocorrerão os processos de avaliação dos cursos e o recredenciamento da Universidade

Em reunião de trabalho em Belo Horizonte, nessa terça-feira (29/3), a gestão superior da Unimontes foi recebida pelo presidente Felipe Michel Braga e pela vice-presidente Jussara Maria de Carvalho Guimarães, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG). Entre os pontos em pauta, o início do alinhamento entre as instituições para o recomeço dos processos de avaliação periódica dos cursos de graduação, além do próprio recredenciamento da Universidade Estadual de Montes Claros.

O encontro foi uma retribuição da visita de cortesia que a presidência do Conselho realizou em fevereiro último, no campus-sede da Unimontes e no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Pelo CEE-MG, a reunião contou também com a participação da presidente da Câmara de Ensino Superior, Jacqueline da Silva Gonçalves.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, esteve acompanhado pela pró-reitora de Ensino, professora Helena Papa, pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, e pelo diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Irineu Ribeiro Lopes.

Visita oficial da gestão superior da Unimontes à presidência do CEE-MG (Divulgação)

RESOLUÇÃO

Os critérios de recredenciamento institucional e de avaliação dos cursos são estabelecidos por meio da resolução 482/2021, do próprio CEE-MG. Por causa do distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de adequações no cronograma para retomada de agenda.

“No encontro, tratamos sobre os atos regulatórios que são aplicados às avaliações. É importante salientar que a avaliação de cursos e o recredenciamento são processos constantes no Ensino Superior”, acrescenta a pró-reitora Helena Papa.

Cronograma de avaliações e do recredenciamento será divulgado em breve pelo CEE-MG

Sobre as avaliações, a Unimontes mantém um fluxo contínuo de comunicação entre a Coordenadoria de Graduação (vinculada à Pró-Reitoria de Ensino) e as coordenações didáticas dos cursos e dos campi, até como embasamento, dentre outras demandas, para se estabelecer a agenda de avaliação que ocorrerá ao longo de todo ano.

O reitor Antonio Alvimar destacou o reconhecimento que a gestão do CEE-MG manifesta à Unimontes, especialmente na formação de profissionais nas regiões onde atua, e sinalizou que o alinhamento de demandas faz parte das parcerias que as instituições propõem entre si. O assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, e o chefe de gabinete Allysson Dantas, também acompanharam o encontro pela Unimontes.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria