A análise compartilhada de assuntos estratégicos da instituição foi uma das pautas da reunião de trabalho realizada pela Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros, na tarde dessa segunda-feira (5/8), com os diretores de centros e chefes de departamentos da Unimontes. Também participaram os pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e de Planejamento, Gestão e Finanças.
O reitor Antonio Alvimar Souza e a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu fizeram um breve relato dos seis primeiros meses da atual gestão. Eles Voltaram a destacar o compromisso com a transparência e a busca pela maior eficiência da gestão dos pontos de vista orçamentário e financeiro. Em seguida, conduziram a discussão sobre os pontos importantes relacionados ao corpo docente da Universidade.
O reitor reafirmou a importância de todos na análise dos critérios para atribuição e acompanhamento de jornada estendida no âmbito institucional e a necessidade de um trabalho coletivo para contribuir com a permanência dos acadêmicos na Universidade, como forma de reduzir o número de vagas ociosas.
Outra questão abordada diz respeito à evolução do quadro de professores efetivos na Universidade Estadual de Montes Claros nos últimos quatro anos, a partir da realização do concurso público. Houve uma inversão nesta realidade: antes, menos de 30% dos professores tinham vínculo permanente com a Unimontes. Agora, são mais de 80% de efetivos.