Durante o encontro com os profissionais da imprensa, na manhã desta quinta-feira (4/2), no campus-sede, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, apresentou um balanço das principais ações da instituição em 2015, com destaque para as obras de melhoria da infraestrutura física.

Uma delas é a construção do próprio Centro Tecnológico, em fase de acabamento e onde foi realizado o evento. A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), além de recursos próprios da universidade. Já foram concluídos os dois primeiros pavimentos do prédio, dedicados a diversos laboratórios do curso de Engenharia Civil.

O reitor anunciou que a Unimontes já assegurou recursos para a conclusão do terceiro pavimento do Centro Tecnológico. “Foi garantida – pelo Governo do Estado – a dotação orçamentária para a conclusão do auditório da Unimontes, que terá capacidade para 750 lugares”, observou. Orçadas em R$ 1,789 milhão, as obras da segunda etapa do auditório estão em andamento e devem ser entregues entre outubro e novembro deste ano.

Ainda no campus-sede, encontram-se em fase de acabamento os serviços do Centro de Pesquisas em Ciências Humanas, no valor de R$ 1,256 milhão. Outra obra de destaque, concluída em 2015, foi a instalação da Estação Sismológica (sediada em terreno do Parque Estadual da Lapa Grande), que envolveu recursos da ordem de R$ 150 mil, liberados pela Fapemig.

A gestão da Universidade também enalteceu as obras de melhorias executadas no Hospital Universitário Clemente de Faria, que realizou 453.777 procedimentos médico-hospitalares em 2015. Em breve, será inaugurada a nova sede do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HUCF, com investimentos de R$ 492.298,42. Outra conquista é a construção do Instituto de Pesquisas em Saúde do Hospital Universitário, em andamento, envolvendo a aplicação de R$ 1,350 milhão.

Outro projeto de grande destaque está no Serviço de Implantação do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio, também com ações para proteção de descargas atmosféricas, desenvolvido a partir de um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com recursos da ordem de R$ 1,15 milhão, e o suporte técnico e logístico do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos tiveram início ao final de dezembro e prosseguem pelos próximos nove meses.