O Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social (GEPSS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início, na última quarta-feira (19/03), a um novo ciclo de estudos, leituras e pesquisas. O encontro ocorreu na sala 202 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no prédio um do campus-sede, reunindo 27 pesquisadores, dos quais 15 participaram presencialmente. Os demais acompanharam remotamente, incluindo profissionais e estudantes de Belo Horizonte, Bocaiuva, Juiz de Fora e Taiobeiras. Neste ano, as atividades do GEPSS têm como foco central “A história das revoluções”.

GEPSS

O GEPSS é um espaço importante de educação permanente e formação continuada. O objetivo é articular ensino, pesquisa e extensão na defesa da educação e das políticas públicas de qualidade. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas pelo e-mail gepss@unimontes.br.

A iniciativa é do curso de Serviço Social (perfil no Instagram @sesounimontes), vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. Além de estar cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq), conforme o link (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/578744), o grupo foi institucionalizado no âmbito da Unimontes em 2019, de forma que, desde 2020, realiza encontros, estudos e pesquisas sobre temas relevantes para o Serviço Social e áreas afins.

O GEPSS foi um dos grupos fundadores e até hoje integra a Rede Mineira de Grupos de Estudos sobre os Fundamentos do Serviço Social (REMGEFSS). Trata-se de parceria interinstitucional que articula grupos da Unimontes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

2025

Para 2025, o GEPSS Unimontes, por meio dos professores Geusiani Nascimento, Noêmia Silva Lopes e Diego Tabosa, que pertencem à Coordenação Colegiada do grupo, informa que o planejamento inclui encontros mensais, entre março e novembro, para estudos e debates, sempre às quartas-feiras, e a realização, em dezembro, de um seminário para finalização do ciclo.

As reuniões presenciais ocorrem na sala 202 do CCSA, no campus-sede, mas também contam com a possibilidade de participação via plataforma Google Meet. O formato online destina-se a profissionais, pesquisadores e acadêmicos que não estejam em Montes Claros. O ano marca também o início da utilização da nova logo da GEPSS-Unimontes, criada pela acadêmica do curso de Serviço Social, Lorena Farias.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo