O Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social (GEPSS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início, na última quarta-feira (19/03), a um novo ciclo de estudos, leituras e pesquisas. O encontro ocorreu na sala 202 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no prédio um do campus-sede, reunindo 27 pesquisadores, dos quais 15 participaram presencialmente. Os demais acompanharam remotamente, incluindo profissionais e estudantes de Belo Horizonte, Bocaiuva, Juiz de Fora e Taiobeiras. Neste ano, as atividades do GEPSS têm como foco central “A história das revoluções”.

GEPSS

O GEPSS é um espaço importante de educação permanente e formação continuada. O objetivo é articular ensino, pesquisa e extensão na defesa da educação e das políticas públicas de qualidade. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas pelo e-mail gepss@unimontes.br.

A iniciativa é do curso de Serviço Social (perfil no Instagram @sesounimontes), vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. Além de estar cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq), conforme o link (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/578744), o grupo foi institucionalizado no âmbito da Unimontes em 2019, de forma que, desde 2020, realiza encontros, estudos e pesquisas sobre temas relevantes para o Serviço Social e áreas afins.

O GEPSS foi um dos grupos fundadores e até hoje integra a Rede Mineira de Grupos de Estudos sobre os Fundamentos do Serviço Social (REMGEFSS). Trata-se de parceria interinstitucional que articula grupos da Unimontes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

2025

Para 2025, o GEPSS Unimontes, por meio dos professores Geusiani Nascimento, Noêmia Silva Lopes e Diego Tabosa, que pertencem à Coordenação Colegiada do grupo, informa que o planejamento inclui encontros mensais, entre março e novembro, para estudos e debates, sempre às quartas-feiras, e a realização, em dezembro, de um seminário para finalização do ciclo.

As reuniões presenciais ocorrem na sala 202 do CCSA, no campus-sede, mas também contam com a possibilidade de participação via plataforma Google Meet. O formato online destina-se a profissionais, pesquisadores e acadêmicos que não estejam em Montes Claros. O ano marca também o início da utilização da nova logo da GEPSS-Unimontes, criada pela acadêmica do curso de Serviço Social, Lorena Farias.

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais