As atividades da disciplina de “Desenho Técnico” para alunos do 2º período do curso de Engenharia Civil estão além da sala de aula. A turma está utilizando o espaço físico do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros para a elaboração dos desenhos, seja a paisagem natural ou prédios. “Mesmo que não seja inovadora, é, no mínimo, uma atividade diferente”, ressaltou o professor Amaro Sérgio Marques, que coordenou as atividades nas últimas duas semanas.

Ele explicou que os alunos foram incentivados a fazer desenhos artísticos utilizando lápis e papel próprios à área. No decorrer do curso, os acadêmicos utilizarão os traços no Desenho Técnico estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para engenheiros civis. Com essa técnica, “os alunos aprendem a representar graficamente o que veem, o que contribui expressivamente para a sua formação profissional de engenheiro”, explica o professor.

Georgia

Georgia Mesquita (e) é aluna do segundo período

Normas – O que é considerada apenas como uma atividade pedagógica será utilizada também para descobrir talentos artísticos, pois serão selecionados os melhores trabalhos para uma exposição interna a ser realizada no segundo semestre. “O que pretendemos é incentivar a experiência e ajudar os alunos no desprendimento do traço/desenho, uma vez que eles estarão aprendendo as normas de Desenho Técnico da ABNT ao longo do curso”, conclui o professor Amaro Sérgio.

Aluna do 3º período do curso de Engenharia e monitora de Desenho Técnico para o segundo período, Isabela Lima Fernandes explica que “a monitoria existe para orientar os alunos com dificuldades na matéria, indicando melhores técnicas e livros para o aprendizado”. Ela salienta que “o desenho à mão livre está previsto na disciplina, mas a novidade nesse caso particular é o fato da aula acontecer ao ar livre”.

“Interessante” – A estudante Geórgia Veríssimo Mesquita achou interessante e dinâmica a experiência. Ela ressaltou que “sair da sala de aula para desenhar um objeto real na paisagem é uma atividade fora dos padrões e nos estimula à difícil tarefa de fazer um Desenho Técnico”.

Por sua vez, o acadêmico Douglas Felipe Lima Gonçalves ressaltou que a mudança de ambiente proporciona aos alunos “uma proximidade maior à realidade que vamos enfrentar futuramente em nossa profissão”.

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