Iniciativa é de pesquisadores voluntários da Frente Universitária contra o Novo Coronavírus –

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) reforça as ações de apoio à comunidade e ao Poder Público no enfrentamento do Novo Coronavírus e, na última sexta-feira (27/3), encaminhou proposta à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para que um laboratório da instituição possa fazer em caráter emergencial os exames de diagnóstico do vírus SARS-COV-2 – causador da Covid-19. A iniciativa envolve os Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde e em Biotecnologia, numa articulação da “Frente Universitária contra a Covid-19”, formada por professores e pesquisadores voluntários.

A responsabilidade de análise dos pedidos é do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, do Instituto Octávio Magalhães, vinculado à Funed. Em nota técnica, o IOM abriu seleção para formar a RedeLab Covid-19, como forma de descentralizar os testes de comprovação do vírus em várias regiões do Estado.

A “Frente Universitária” já implementou diversas ações de suporte à população para prevenir e combater o Novo Coronavírus, em parceria com outras faculdades, empresas e ONG’s. As atividades desenvolvidas por meio do projeto “Apoio à população de Montes Claros e regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais no enfrentamento da Pandemia da Covid-19” é coordenada pelas Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão, de Pós-Graduação e de Pesquisa da Unimontes.

LABORATÓRIO

Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, o professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães enfatiza que de habilitação do laboratório de Pesquisa do HUCF para a realização de testes do Codiv-19 vai ao encontro das ações desenvolvidas pelos programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e em Biotecnologia.

A proposta da Unimontes está em análise pelo IOM/Funed e a resposta da Fundação será anunciada nos próximos dias. Mais de 200 laboratórios públicos e privados do Estado se candidataram à RedeLab. Se o pedido da Universidade for viabilizado, os resultados dos testes para casos suspeitos do Novo Coronavírus na região do Norte de Minas poderão sair em até 12 horas. Atualmente, em Minas, o material de pacientes suspeitos da Covid-19 é encaminhado para exames laboratoriais somente na sede da Funed, em Belo Horizonte, e diante da alta demanda causada pela pandemia, os resultados são comunicados entre 7 e até 10 dias.

Para atender aos requisitos da nota técnica, o laboratório de Pesquisa do HUCF deverá receber mais equipamentos e receber os insumos necessários para a realização dos testes. A equipe proposta pela Unimontes será formada por seis professores e dois bolsistas de iniciação científica, que também passariam por uma capacitação por videoconferência para alinhamento aos métodos de trabalho da Funed.

RECONHECIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes destaca a importância da participação dos professores e pesquisadores dos mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e em Biotecnologia na proposta de credenciamento do Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF. A meta na proposta é para que as atribuições dos testes do Novo Coronavirus sejam igualmente divididas entre os professores e pesquisadores dos dois programas Stricto sensu.

“O envolvimento das equipes de professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Ciências em Saúde é muito importante no enfrentamento da pandemia da Codiv-19, assim como nos desafios do dia-a-dia de nossa instituição”, observou o pró-reitor André Sena Guimarães.

A relevância da interação entre os dois programas, que são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está na produção científica e nos números: juntos, têm 146 alunos matriculados (Biotecnologia/41 e Ciências da Saúde/105).

André Sena Guimarães lembra, ainda, que os professores Mauro Aparecido de Souza Xavier e Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier, ambos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, como participantes da “Frente Universitária contra a Covid-19”, são os responsáveis pela captação de recursos e de apoio junto às indústrias e parceiros estratégicos. Atualmente, a Universidade tenta formalizar a doação de equipamentos e insumos por parte de empresas da área de Biotecnologia para viabilizar os testes laboratoriais do Novo Coronavírus.

Também foi iniciado o trabalho de produção de protetores faciais e outros equipamentos para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Os primeiros 550 itens, produzidos a partir da Frente Universitária e parceiros, foram entregues aos hospitais de Montes Claros e de cidades da região, no início desta semana.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros