“Montes Claros de 1961 contava com pouco mais de 70.000 habitantes. Era uma cidade de ares interioranos, sertaneja em tudo, escondida entre montanhas, afastada dos grandes centros, cuja economia desenvolvia-se basicamente em torno da pecuária de corte. Mas era uma cidade com pretensões de ser grande. Na cidade norte-mineira fervilhava um espírito de luta e destemor, espírito acolhedor de tantos quantos aqui chegassem, com mãos fortes de fazer e ideias de construir”.

O trecho instigante acima integra o livro “Fragmentos de Memórias: Arquivo da História e da Paixão no Ensino Superior”, da Editora Unimontes e que será lançado na próxima quarta-feira (5 de outubro), em evento no Museu Regional do Norte de Minas (Casarão da Fafil). Será às 19 horas, com entrada franca.

A obra é organizada pelas professoras do Departamento Comunicação e Letras/Unimontes, Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Ivana Ferrante Rebello e Almeida e Carla Roselma Atayde Moraes. Segundo as autoras, o livro é uma homenagem aos professores aposentados do próprio departamento.

“O livro é produto de pesquisa que resgata a memória da Unimontes, como forma de reconhecimento ao valor da Instituição em seu cinquentenário, comemorado em 2012. Além disso, promove uma reflexão sobre o papel dos professores aposentados na formação dos docentes da área de Letras em Montes Claros e no Norte de Minas”, explica a professora e uma das autoras do livro, Ivana Ferrante Rebello e Almeida.

MAIS PROPOSTAS

Ser um instrumento de resistência à destruição dos suportes materiais da memória. Esta é mais uma proposta principal do livro, segundo as autoras, que consultaram arquivos da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade (DDRH) e provocaram, posteriormente, o contato com os professores aposentados da área de Letras. A partir daí, iniciou-se o convite para escrever seus memoriais.

“Acreditamos que a publicação e a divulgação desses memoriais são ações que certamente se constituirão em estratégias de desbloqueio dos caminhos da lembrança e da recuperação de histórias pessoais e coletivas que de outra forma se perderiam”, descreve a professora Ivana.

FAPEMIG – O trabalho de pesquisa, que culminou na edição e posterior publicação do livro, contou com a participação de acadêmicas bolsistas em Iniciação Científica, com financiamento da Unimontes e da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig). As autoras consideram que a própria pesquisa e a participação dos acadêmicos constituem-se em elemento para a construção da própria história do Departamento de Comunicação e letras e, por conseguinte, da Universidade.

Lançamento – Livro
“Fragmentos de Memórias: Arquivo da História e da Paixão no Ensino Superior”
Editora Unimontes
Onde: Museu Regional – Norte de Minas