“A fotografia em si não me interessa. Tudo que eu quero é capturar uma minúscula parte da realidade”. A frase é do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), considerado o “pai do fotojornalismo”. Cunhada por Bresson, a expressão “instante decisivo” também ganhou artigos, livros e milhares de adeptos. A técnica sugere que no movimento fotográfico existem elementos que se movem e ficam em equilíbrio. O fotógrafo, neste caso, deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel. E a Mostra Fotográfica de iniciativa do curso de Artes Visuais da Unimontes, que acontece no hall do prédio 2, do campus-sede, dialoga com as prerrogativas do fotógrafo francês.
“Por que eu nunca vi isso antes?” é o tema da exposição promovida por acadêmicos do 5º período, que retrata visões e percepções de vários ambientes da Universidade. Para os organizadores, a mostra é um convite para conhecer e observar ângulos outrora nunca registrados ou até mesmo percebidos pela comunidade acadêmica ou quem visita o campus diariamente.
A intervenção é uma proposta da disciplina “Fotografia Digital” ministrada pela professora Juçara Nassau. “A mostra “Por que eu nunca vi isso antes?” tem o objetivo de mostrar novos ângulos dos lugares por onde passamos todos os dias, dentro do campus, mas que nunca percebemos, muitas vezes olhamos, mas não vemos”, comenta a acadêmica e também fotógrafa Isabel Francine Oliveira.
AMBIENTE COTIDIANO
Os registros feitos em modo analógico e digital têm a intenção de despertar o olhar crítico sobre o ambiente cotidiano. Paralelamente, também acontece a mostra “Natureza urbana, experimentações em fotografia analógica”, resultado das aulas de fotografia e de laboratório.
Para os acadêmicos, a experimentação fotográfica, parte da disciplina da professora Juçara Nassau, reforça não só a liberdade de registro proporcionada pela imagem, em traduzir o real em algo histórico, como também o aprendizado de todos os aspectos básicos da fotografia, como foco, enquadramento, composição, profundidade de campo, luz e revelação, entre outros.
“Em tempos de fotografia digital e da facilidade ao acesso a equipamentos fotográficos, ter a oportunidade de voltarmos aos primórdios da fotografia, nos faz entender e ter nova dimensão da arte que é fotografar”, sugere Isabel Oliveira.
A mostra “Por que eu nunca vi isso antes?”, disponível na entrada principal do Prédio 2, termina sexta-feira (20).