Como parte da programação do VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (VI FEPEG) a Universidade Estadual de Montes Claros reuniu nessa quinta-feira (27/09), no salão dos Conselhos, prefeitos, representantes de secretarias municipais de Educação, professores e gestores de escolas públicas de sua área de abrangência com o objetivo de levar informações e ampliar a divulgação do portal eletrônico gratuito Escola on line “Britannica.br”, da Enciclopédia Britânica.
Trata-se de um endereço de aprendizagem digital todo em português com conteúdos de uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo. O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental matriculados em escolas públicas de todo o País.
O professor Emídio Cantídio de Oliveira Júnior, ex-diretor do Programas de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fez a abordagem sobre o portal, juntamente com o gerente da Dot.Lib e representante da empresa Escola Britânica Online, Humberto Marcolini.
“O acervo digital gratuito é extremamente enriquecedor a todas as escolas públicas. Temos acesso à tradução completa dos conteúdos da Enciclopédia e o mais interessante: com a ampla adaptação à realidade brasileira”, afirmou o professor Emídio de Oliveira Filho.SAIBA MAIS – O conteúdo é uma ferramenta desenvolvida pela “Encyclopædia Britannica”, empresa proprietária da mais antiga publicação do gênero. A ferramenta totalmente gratuita está disponível no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O conteúdo pode ser acessado em computadores localizados nas dependências das escolas públicas. Mais de 27 milhões de alunos poderão utilizar os recursos do portal, conforme dados do Censo Escolar 2010, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao acessar a interface da “Britannica Escola Online”, alunos e professores poderão utilizar durante o processo de aprendizado ferramentas de ensino e recursos multimídia, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do “Google Maps”, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos, entre outros.
Os professores podem ainda criar planos de aula de forma eficiente e eficaz a partir da busca por assunto. Da mesma forma, terão acesso aos recursos do Portal do Professor. “Já os alunos têm a oportunidade de incremento de suas pesquisas e de aprimoramento das habilidades adquiridas em sala de aula”, explica Adriana Rodrigues, gerente de desenvolvimento de negócios da “Encyclopædia Britannica” para o Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.
O endereço da nova ferramenta é www.escola.britannica.com.br.