A foco da discussão aberta está no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que é desenvolvido no âmbito dos cursos regulares, na modalidade licenciatura, para os quatro primeiros períodos da graduação.
A Unimontes é uma das principais referências do PIBID no País e, até o ano passado, detinha o segundo maior número de bolsistas no âmbito do programa (1,2 mil pessoas, entre acadêmicos, professores orientadores e professores da educação básica das escolas conveniadas onde as atividades são realizadas).
Participam da mesa redonda as professoras Fernanda de Souza Cardoso, doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, e Berenilde Valéria de Oliveira, mestre em Avaliação das Atividades Físicas e Desportivas pela UTAD (Portugal), além do professor José Roberto Lopes de Sales, mestre em Educação Física pela UCB (Brasília/DF).
A mediação será da professora Ester Liberato Pereira, coordenadora do FOPEF/Unimontes e assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino (PRE).