Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (04/12), no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO/Norte de Minas), a solenidade de abertura do XXIII Fórum de Integração Ensino-Escola da Universidade Estadual de Montes Claros. A cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, que destacou a importância do estágio supervisionado para os futuros profissionais.

“Além de oferecer ao estudante a oportunidade de colocar em prática o conhecimento conquistado na graduação, as ações dos acadêmicos auxiliam os municípios na organização de ações de saúde bucal”, disse o reitor. O evento é organizado pelo departamento de Odontologia/Unimontes da em parceria com a Regional do CRO em Montes claros.

O professor João Canela fez referência ao livro “O pequeno laboratório de vida”, do escritor Ermínio C. Miranda, para exemplificar “que a Universidade tem alguma semelhança com a personagem da obra na superação dos percalços e adversidades ao longo de sua trajetória: perseverança, luta e acreditação em sua potencialidade.” Enfatizou, ainda, que “o estágio supervisionado na área de saúde é um exemplo disso, pois exibe o talento e a vontade de fazer dos acadêmicos envolvidos”, observou.

Experiência

academicosforum destaque

Os alunos apresentam em pôsteres os relatos de experiência (foto: Felipe Gabrich/Unimontes)

Coordenador da disciplina “Estágio Supervisionado: internato Regional Integrado”, o professor José Mendes da Silva enalteceu o valor da experiência para a vida profissional desses acadêmicos. Presentes ao evento, o delegado regional do CRO em Montes Claros, Nilo Sérgio Ferreira Pinto; a coordenadora do curso de Odontologia, Maria de Lourdes Carvalho Bonfim, e a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Marinilza Soares Mota, expressaram a importância das ações de integração Ensino/Serviço proporcionadas pela Unimontes e municípios.

Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Saúde de Porteirinha (Norte de Minas), Jaime Paulo de Almeida; e a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Angelândia (Vale do Jequitinhonha), professora Cíntia Maia.

[+] Veja mais fotos do evento

As atividades acadêmicas do fórum tiveram início com a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres das experiências nos estágios. As atividades serão concluídas nesta quinta-feira (5), pela manhã, com relato de experiências regionais. Neste ano, foram contemplados os municípios de Montes Claros, Angelândia, Espinosa, Porteirinha, Urucuia, Janaúba e São João das Missões.

Por intermédio do estágio supervisionado, os 16 acadêmicos do 10º período do curso de Odontologia atenderam as referidas comunidades de fevereiro a novembro de 2013 em suas necessidades básicas de saúde bucal – inclusive com a elaboração de projetos que sugerem a melhoria das políticas públicas na atenção básica.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia