Com o objetivo de promover um ambiente de diálogo e aprendizado sobre a inclusão da pessoa surda no contexto acadêmico e social, será realizado nesta sexta-feira (30/08) na Universidade Estadual de Montes Claros o Fórum de Inclusão da Unimontes: “Comunidade Surda: Trajetórias e Perspectivas”.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, em parceria com o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi). O evento ocorrerá a partir das 19 horas, na Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, no campus-sede, com transmissão para os demais campi da instituição pelo canal da Unimontes no YouTube.

Serão discutidos o funcionamento e a atuação dos Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Um dos principais objetivos do encontro é aumentar a conscientização, fomentar a compreensão e fortalecer as redes de apoio para a inclusão plena da pessoa surda na Universidade e na sociedade, propagando essa importância no âmbito acadêmico, educacional e social. O evento visa também promover reflexões sobre o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o desenvolvimento social e pessoal do sujeito surdo.

O público-alvo é formado por professores e acadêmicos da Unimontes, cursistas do CAS e sociedade em geral.

A organização destaca que, considerando os avanços por meio da Lei 10.436, sancionada em 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, o Fórum busca destacar a importância dessa conquista e discutir a relevância da Libras na vida das pessoas surdas e na sociedade em geral.

“O intuito é criar um espaço para compartilhar experiências e desafios enfrentados, discutir políticas inclusivas eficazes e explorar novas perspectivas e práticas que possam ser implementadas na Universidade”, enfatiza a comissão organizadora. “Será um momento de palestras e relatos de experiência conduzidos por especialistas e membros da comunidade surda”, completa.

Estão previstas apresentações dos temas “O Papel do CAS na Educação de Surdos” ( Neyce Lopes Xavier Barbosa) e “Português como Segunda Língua para Surdos” (por Veronícia Andreza Leite Oliveira). Neyce Lopes Xavier Barbosa é especialista em Educação Básica do CAS em Montes Claros.  A professora Veronícia Andreza Leite Oliveira, vinculada ao Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, é especialista em Libras e professora de segunda língua para surdos (PL2).

Na programação constam ainda uma exposição sobre Libras e o lançamento do livro “Estudos Culturais e Literatura Surda” (Editora Caminhos Iluminados), das autoras Rosilene Aparecida Froes Santos e Rosana Froes Santos.

Mestre em Letras Estudos Literários, a professora Rosilene Aparecida Froes Santos é especialista em Libras com ênfase em Interpretação pela Unimontes. Também é especialista em Docência Superior e Psicopedagogia.

Graduada em Letras Libras pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e em em Pedagogia pela Unimontes, Rosana Froes Santos é pós-graduada em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica: Ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia Inclusiva e Libras.

Fórum de Inclusão da Unimontes: Comunidade Surda, Trajetórias e Perspectivas

Data: Sexta-feira, 30 de agosto

Local: Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, campus-sede, com transmissão para os demais campi pelo canal da Unimontes no YouTube.

Horário:  19 horas

Relacionadas

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente
Unimontes agiliza obras das Escolas do Programa Brasil Profissionalizado
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
Unimontes recebe Fórum Técnico pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável