O mercado de trabalho está em constante transformação e ser apenas competente não é mais suficiente, devendo ser, também, ético. O alerta foi feito pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante a palestra “Ética nas Profissões de Saúde”, no Fórum Permanente de Educação Física (FOPEF), da Unimontes.

“O conhecimento é capaz de mobilizar o mundo, mas conhecimento sem ética não terá utilidade, porque o verdadeiro sentido do conhecimento ético é beneficiar a sociedade e, acima de tudo, respeitar a sociedade”, afirmou o reitor, durante o evento na tarde dessa terça-feira (06/12).

Ainda na palestra, o professor João Canela lamentou que o mundo moderno vive um paradoxo com relação a ética. “Nunca se falou tanto em ética, mas também nunca vimos tantos exemplos de falta de ética e, um dos exemplos claros, são as violências praticadas contra os seres humanos”. Na área de saúde, o professor João dos Reis Canela destacou a necessidade do profissional olhar os seres humanos em sua totalidade, respeitando-os e lembrando sempre dos seus sofrimentos. “Temos que olhar para essas pessoas como nossos semelhantes e a concepção do cuidado tem que ter necessariamente carinho e amor ao próximo”, recomendou.

FOPEF – O Fórum Permanente de Educação Física é coordenado pelos professores Antônio Messias de Aquino Júnior e Georgino Jorge de Souza Neto com o propósito de se criar um espaço para debates, a cada mês, de assuntos ligados ao curso de educação física, permitindo que acadêmicos e a sociedade tenham a oportunidade de discutir assuntos inerentes à atuação do profissional de educação física.

Neste mês, foi realizado um FOPEF temático, abordando a ética, e envolvendo a disciplina de Ética do Curso de Educação Física, ministrada pelo professor Fernando Deusdará. “É uma oportunidade de discutir assuntos que permitirão formar um profissional ainda mais consciente do seu papel e da sua contribuição com a sociedade”, afirma o professor Georgino de Souza Neto. O FOPEF deste mês também serviu para a apresentação de pôsteres de acadêmicos da Unimontes abordando a ética, com temas como dopping e bullying.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia