A próxima sexta-feira letiva (28/8) dos alunos da Escola Estadual Hamilton Lopes, localizada no Bairro Edgar Pereira (Montes Claros), será diferenciada. Ao invés apenas das aulas, eles estarão envolvidos em minicursos, palestras e exposições, atividades que fazem parte da programação do 12º Fórum Biotemas na Educação Básica, da Universidade Estadual de Montes Claros. A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Estágios e Práticas Escolares, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes.

Os temas relacionados foram desenvolvidos em pesquisas de professores e acadêmicos de 19 cursos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior da cidade. As abordagens são bem atuais, dentre as quais “o uso de anabolizantes”, “consumo de chocolate”, “reciclagem doméstica”, “crise hídrica”, “sexualidade na adolescência e gravidez precoce”, “animais de rua e a saúde pública”, “redução da maior penal”, “crimes virtuais”, “febre chikungunya”, “plantas medicinais”, “racismo e mídia”, “whatszapp e estrangeirismo”, “sedentarismo”, “consumo de alimentos industrializados” e o “primeiro emprego”, dentre outros.

Confira

O QUE É

O Fórum Biotemas constitui-se em um espaço de construção coletiva, que tem como objetivo integrar a educação superior e a educação básica nas diversas áreas do conhecimento. Visa, também, incentivar a formação científica do jovem ainda na educação básica, além de divulgar a produção técnico-científica durante a graduação e, ainda, atualizar conhecimentos.

A iniciativa envolve 500 acadêmicos dos cursos de graduação da Unimontes, que têm a oportunidade de atuarem nas escolas do ensino médio e fundamental. Também participam alunos de instituições parceiras como as Faculdades Santo Agostinho, Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e Faculdade Ibituruna (Fasi). Ao todo, as ações contemplam cerca de 3 mil estudantes da educação básica.

TERCEIRA EXPERIÊNCIA

Esta será a terceira intervenção da Unimontes neste mês, no âmbito do Biotemas. No dia 14 de agosto, as atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Benjamin dos Anjos (Bairro Renascença). No dia 21 de agosto, as ações aconteceram na Escola Estadual Antônio Canela, no Bairro São Geraldo.

Conforme a professora Luzimara Braz Machado, coordenadora do Fórum Biotemas, cerca de mil alunos vão participar dos minicursos, palestra e exposições na Escola Estadual Hamilton Lopes. As atividades vão acontecer pela manhã (7 às 11h30) e à tarde (13 às 17h30).

Ao mesmo tempo, a coordenação do programa prepara a realização do Congresso Biotemas na Educação Básica, em outubro ou novembro, com professores e acadêmicos. O congresso terá a participação de renomados conferencistas.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia