O fortalecimento da pós-graduação com a meta de ampliar a qualificação docente, fomentar a pesquisa universitária e o intercâmbio científico foi destacado pelo professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, ex-diretor de Programas de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nessa quarta-feira à noite (26/09), durante a abertura oficial do VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão(VI FEPEG), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

Presidido pelo reitor João dos Reis Canela, o evento reuniu 1,1 mil pessoas e contou com a presença da vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores, professores e acadêmicos dos diversos cursos do campus-sede, dos 11 campi regionais da Unimontes e de outras instituições de ensino do município.

Na oportunidade, o professor Emídio Oliveira Filho ministrou a conferência sobre os avanços da pós-graduação brasileira e a importância dos programas de fomento ao intercâmbio científico como o “Ciência sem Fronteiras”, especialmente para os alunos ainda no ambiente da graduação.

“Crescemos extraordinariamente. Desde 2007, verificamos o aumento superior a 100% no número de bolsas de mestrado e de doutorado diante de um aporte inédito de recursos financeiros por meio de programas excelentes como o “Ciência Sem Fronteiras”. Em quatro anos, serão utilizadas 101 mil bolsas de incentivo para a consolidação e a internacionalização da ciência & tecnologia, em ações de intercâmbio e de mobilidade acadêmica”, pontuou o conferencista.

auditório fepeg 2

Estiveram presentes professores, acadêmicos e convidados

Ainda em sua abordagem sobre o cenário atual, o ex-diretor da Capes evidenciou que o País cresceu de forma vertiginosa na pós-graduação e ocupa, atualmente, o 13º lugar como produtor mundial de Ciência. “A decisão de Governo em criar programas específicos de fomento mudou completamente às expectativas quanto ao crescimento previsto e favoreceu de forma significativa a nossa pós-graduação”, acrescentou o convidado da noite.

Outro sintoma desses avanços, de acordo com o professor Emídio, está no Portal de Periódicos, referência mundial de consulta eletrônica às revistas e bases científicas internacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. “Esta ferramenta de apoio à produção de conhecimento é motivo de orgulho para nós brasileiros: o Portal disponibiliza em tempo real, artigos científicos publicados mundialmente em mais de 30 mil revistas de diferentes bases do conhecimento”, finalizou o professor que é vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição pela qual foi exerceu o cargo de reitor por dois mandatos.

EVOLUÇÃO

Na recepção aos participantes do VI FEPEG, o reitor João Canela enfatizou a evolução no ensino da Universidade ao longo dos seus 50 anos, e ao mesmo tempo, enalteceu a Educação como instrumento de mudança e de inovação que deve ser bem direcionado para gerar progresso e desenvolvimento concretos.

auditório fepeg 3

Abertura reuniu 1,1 mil pessoas

“A educação é o único e sagrado instrumento que liberta. Foi através da Unimontes, a partir de 1962, quando nasceu como Fundação, que o Norte de Minas experimentou ao longo dos anos a libertação. A carta de alforria foi assinada por muitos professores, atores e gestores que colocaram libertas pessoas habilitadas para progredir e gerar progresso” finalizou o reitor. VEJA NA ÍNTEGRA PRONUNCIAMENTO DO REITOR

Logo depois, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e também coordenadora geral do VI FEPEG, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa, deu boas-vindas aos participantes e destacou que o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão é o principal evento de divulgação das atividades da Universidade nos âmbitos acadêmico e científico. “Nesse ano, foram aprovados para apresentação 1,3 mil trabalhos nas modalidades pesquisa, ensino e extensão, além de 2,3 mil inscritos nas demais modalidades, o que evidencia que o Fórum tem se consolidado ano após ano como espaço de discussões, divulgação do conhecimento e das ações que desenvolvemos por nossa Unimontes”, observou a coordenadora.