A Unimontes é uma universidade pública e gratuita e em 2024 retornou ao seu vestibular tradicional como principal forma de ingresso de acadêmicos para os seus cursos de graduação, sendo responsável por 80% das vagas. O sistema de seleção unificada (Sisu) passa, a partir de então, a ser responsável por selecionar somente 20% dos candidatos para as vagas.
O Vestibular da Unimontes realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.
Conhecendo o Vestibular da Unimontes
A Unimontes vai acabar com o SiSU?
Não. Teremos 20% das vagas destinadas ao Sisu com edital específico e 50% para reservas de vagas e 30% para ampla concorrência
Quais as vantagens do vestibular tradicional?
Maior valorização regionalização.
Quantos cursos são oferecidos?
Setenta (70) cursos de graduação.
Quantas vagas são oferecidas?
São oferecidas 2.822 vagas para a entrada no 1º e 2º semestre de 2024.
Qual a data das inscrições e das provas para o vestibular 01/2024?
Inscrições para a reserva de vagas e sócioeconômico de 25/09 a 06/10/2023 e inscrições para o Sistema Universal ampla concorrência de 09/10 a 03/11/2023.
As provas ocorrerão em 10 de dezembro de 2023:
- Grupo 1 – de 08h às 12h
- Grupo 2 – de 15h às 19h
Onde as provas são aplicadas?
Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, São Francisco, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Salinas, Unaí.
Qual o valor das inscrições?
O valor da inscrição é de R$10,00 (dez reais), para um curso. Para se inscrever em dois cursos o valor da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais).
Como serão as provas?
Provas de múltipla escolha e de prova de redação.
Desde o ano 2015 a Unimontes adotou como principal forma de ingresso de acadêmicos para os seus cursos de graduação o sistema de seleção unificada (SiSU) que é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
A partir de 2024, a Unimontes adota um modelo misto, onde 80% das vagas são reservadas para o seu próprio vestibular e 20% das vagas reservadas ao SiSU.
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.
Conhecendo o Sisu
Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando, dessa forma, a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu?
As instituições participantes e a quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo do Sisu são disponibilizadas no portal Sisu Unimontes antes do período de inscrições.
Inscrições
Como é feita a inscrição no Sisu?
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.
É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas.
Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Como recuperar o número de inscrição ou a senha no Enem?
Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem, deverá recuperá-la no site do Enem.
Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição.
Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente?
Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.
Notas do Enem
Como são informadas, no Sisu, as notas do candidato no Enem?
No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem, o Sisu recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.
As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.
Modalidades de concorrência
Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?
Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas (Ex: afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
Assim, em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil. Dessa forma, durante as chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.
É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. Ou seja, no lugar de estabelecer uma reserva de vagas (cotas), a instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.
Resultado e Matrícula
Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, no portal do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu?
O candidato selecionado pelo Sisu deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.
É possível solicitar a transferência de curso?
O processo de transferência de curso em uma mesma instituição de ensino é regulamentado por cada instituição. Dessa forma, o candidato deve informar-se junto à instituição sobre as regras e procedimentos.
O MEC oferece algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?
O Ministério da Educação destina, às instituições participantes do Sisu, recursos específicos para a aplicação em programas de assistência estudantil. Tais programas, entretanto, são implementados diretamente por cada instituição, por isso os candidatos devem informar-se junto à universidade ou instituto para o qual deseja candidatar-se sobre os programas existentes.
O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu?
O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
A Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) é responsável por gerir e regulamentar todos os processos seletivos que ocorrem dentro da universidade, inclusive a transferência externa, que é outro método de se ingressar em cursos de graduação da Unimontes.
Como participar do processo de transferência regular da Unimontes?
A Unimontes publica, normalmente, dois editais de vaga para transferência externa anualmente (1º e 2º semestres) dependendo do calendário escolar a ser aprovado. O edital é publicado no site: www.unimontes.br. O interessado deverá estar matriculado na instituição de ensino de origem. Veja edital à época pela internet.
Transferência Regular
Em caso de existência de vaga, a Universidade publicará Edital para transferência regular, de acordo com o calendário escolar aprovado pelo CEPEX
Procedimentos:
- Preenchimento do requerimento próprio;
- Apresentação dos seguintes documentos:
– Comprovante de reconhecimento do curso;
– Histórico Escolar da universidade de origem;
– Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
– Comprovante de que está regularmente matriculado na Instituição de origem;
– Programas das disciplinas cursadas com aproveitamento e indicação de carga horária;
– Currículo pleno do Curso de origem;
3. Pagamento da taxa de expediente.
Transferência especial (ex-offício)
Procedimentos:
- Preenchimento de requerimento próprio na Secretaria Geral;
- Apresentação de toda documentação exigida para transferência regular e ainda:
– Certidão de transferência funcional “ex-offício”;
– Cópia do diário oficial ou equivalente a publicação da transferência;
– Certidão de exercício em Montes Claros e/ou cidades vizinhas;
– Atestado situação funcional;
– Certidão casamento ou nascimento, se dependente;
– Recolhimento da taxa de expediente.
Expedição de transferência para outra instituição
Procedimentos:
- Apresentação de requerimento próprio na Secretaria Geral;
- Apresentação de atestado de vaga da instituição destinatária;
– Pagamento da taxa de expediente.
OBSERVAÇÃO: O aluno deverá estar regularmente matriculado na Unimontes.