A proposta de implementar ações para ampliar a formação de recursos humanos e a prestação de serviços e garantir melhorias para a sociedade foram discutidas nessa quinta-feira (12/01) durante o ato que marcou a formalização pelo governador Romeu Zema da posse do novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago, e do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Durante a reunião, o governador Romeu Zema reconheceu a importância e o papel da universidade pública estadual para o desenvolvimento e melhoria da vida da população das regiões de sua área de abrangência. “A Unimontes é um agente de desenvolvimento social e econômico, e precisamos estar atentos à realidade, com o ensino passando por mudanças e melhorias”, afirmou o governador.
Ao cumprimentar os novos dirigentes da instituição, Romeu Zema pontou: “Eu gostaria muito por parte da Unimontes que, primeiro que a (nova gestão da Universidade) seja uma gestão profissional, sem questões de interesses pessoais ou de um grupo. Eu falo que, quando o interesse é amplo, as coisas fluem bem”.
O reitor Wagner de Paulo Santiago apresentou o seu planejamento e ressaltou a dimensão da Unimontes, que abrange 342 municípios das regiões do Norte, Noroeste e Central do estado, além do Vale do Jequitinhonha, englobando cerca de 40% do território mineiro.
“Queremos fazer uma gestão de excelência que traga bons resultados para o povo mineiro, desde o ensino, extensão, pesquisa e prestação de serviços, pelo nosso hospital universitário, por exemplo, dando retorno para a nossa sociedade”, enfatizou Wagner Santiago.
Ele assegurou que seu objetivo é realizar uma gestão técnica, com o apoio das lideranças e classe política. Disse também que o propósito é que a Unimontes se consolide cada vez mais como um “braço forte” do Governo em toda sua área de atuação, sempre em parceria com a comunidade.
Outra meta é reduzir a evasão, ampliar a oferta de cursos (de ensino técnico-profissionalizante, graduação e pós-graduação) e capacitar profissionais em sintonia com as demandas do mercado de trabalho. “Vivemos um momento de mudanças. Queremos ampliar o número de alunos, reduzir a evasão, oferecer novos cursos e verificar as necessidades do mercado de trabalho, para podermos atender a nossa sociedade”, anunciou o reitor.
“A Universidade é de todos aqueles que querem o bem de Minas Gerais. Se quiserem o bem de Minas Gerais serão muito bem -vindos”, afirmou o professor Wagner Santiago.

Diálogo com o setor produto e outros segmentos da sociedade
O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha acrescentou que a disposição da Universidade Estadual de Montes Claros, em sua nova gestão, é estabelecer parcerias com o setor produtivo e com os outros segmentos comunitários. “Entendemos que temos que somar forças com o setor produtivo e com toda sociedade”, assegurou Dalton Caldeira Rocha.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba