A proposta de implementar ações para ampliar a formação de recursos humanos e a prestação de serviços e garantir melhorias para a sociedade foram discutidas nessa quinta-feira (12/01) durante o ato que marcou a formalização pelo governador Romeu Zema da posse do novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago, e do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Durante a reunião, o governador Romeu Zema reconheceu a importância e o papel da universidade pública estadual para o desenvolvimento e melhoria da vida da população das regiões de sua área de abrangência. “A Unimontes é um agente de desenvolvimento social e econômico, e precisamos estar atentos à realidade, com o ensino passando por mudanças e melhorias”, afirmou o governador.
Ao cumprimentar os novos dirigentes da instituição, Romeu Zema pontou: “Eu gostaria muito por parte da Unimontes que, primeiro que a (nova gestão da Universidade) seja uma gestão profissional, sem questões de interesses pessoais ou de um grupo. Eu falo que, quando o interesse é amplo, as coisas fluem bem”.
O reitor Wagner de Paulo Santiago apresentou o seu planejamento e ressaltou a dimensão da Unimontes, que abrange 342 municípios das regiões do Norte, Noroeste e Central do estado, além do Vale do Jequitinhonha, englobando cerca de 40% do território mineiro.
“Queremos fazer uma gestão de excelência que traga bons resultados para o povo mineiro, desde o ensino, extensão, pesquisa e prestação de serviços, pelo nosso hospital universitário, por exemplo, dando retorno para a nossa sociedade”, enfatizou Wagner Santiago.
Ele assegurou que seu objetivo é realizar uma gestão técnica, com o apoio das lideranças e classe política. Disse também que o propósito é que a Unimontes se consolide cada vez mais como um “braço forte” do Governo em toda sua área de atuação, sempre em parceria com a comunidade.
Outra meta é reduzir a evasão, ampliar a oferta de cursos (de ensino técnico-profissionalizante, graduação e pós-graduação) e capacitar profissionais em sintonia com as demandas do mercado de trabalho. “Vivemos um momento de mudanças. Queremos ampliar o número de alunos, reduzir a evasão, oferecer novos cursos e verificar as necessidades do mercado de trabalho, para podermos atender a nossa sociedade”, anunciou o reitor.
“A Universidade é de todos aqueles que querem o bem de Minas Gerais. Se quiserem o bem de Minas Gerais serão muito bem -vindos”, afirmou o professor Wagner Santiago.

Diálogo com o setor produto e outros segmentos da sociedade
O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha acrescentou que a disposição da Universidade Estadual de Montes Claros, em sua nova gestão, é estabelecer parcerias com o setor produtivo e com os outros segmentos comunitários. “Entendemos que temos que somar forças com o setor produtivo e com toda sociedade”, assegurou Dalton Caldeira Rocha.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco