
O Coletivo Regional de Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (CRM-MST) – Flores de Pequi está presente na V Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorre nesta semana, de quarta-feira a domingo (08 a 11/05), na cidade de São Paulo (SP). O CRM-MST leva para o evento do MST diversos produtos medicinais cultivados junto à Casa de Cura, projeto de pesquisa com interface em extensão realizado em conjunto pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa tem financiamento da Fundação Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Produtos à base de ervas
Coordenadora do projeto, a professora Ana Paula Thé informa tratar-se de produtos feitos à base de ervas medicinais, colhidas no horto medicinal coletivo do Assentamento Professor Mazzan, situado no município de Bocaiuva, Norte de Minas. “Uma construção de autocuidado e de cuidado do território pelas mulheres”, sintetiza a docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA), ligado ao PPGDS, e coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Ecologia Humana (LEAEH) do Departamento de Biologia Geral.
São xaropes, chás de diferentes tipos, pomadas, tinturas e sabonetes, gerados a partir de plantas medicinais como erva baleira, pariri, capim santo, barbatimão, carqueja, cavalinha e erva cidreira de folha, além de farinha de Jatobá, típico do Cerrado, açafrão, farinha de maracujá, conservas, doces e pimentas.
Para Ana Thé, “é a auto-organização das mulheres produzindo autonomia, autocuidado e geração de renda”.
Feira Nacional
A V Feira Nacional da Reforma Agrária acontecerá no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP). Segundo o MST, o evento é “um encontro de saberes, sabores e esperanças semeadas com as mãos calejadas de quem cultiva o Brasil por meio da luta pela terra”. A expectativa é que famílias de acampamentos e assentamentos de todo o país participem da Feira.
Flores do Pequi
O Coletivo de Mulheres do MST – Flores de Pequi foi fundado em junho de 2022. Reúne mulheres de diferentes áreas do MST no Norte de Minas. O objetivo é promover a mobilização comunitária entre mulheres. A necessidade de autonomia financeira é a principal demanda. Tornou-se ainda espaço de compreensão de demandas e escutas para alternativas direcionadas a realidade dessas mulheres, também na tentativa de reanimá-las com espaços de luta.





