Foi assinado na tarde dessa terça-feira (14/10), o convênio básico de colaboração universitária internacional entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade de Salamanca (Espanha). A parceria foi viabilizada a partir de trabalhos conjuntos na área da pós-graduação, por meio do mestrado em Letras/Estudos Literários, da Unimontes.

Por intermédio deste convênio, serão contemplados o curso de graduação em Letras/Espanhol e o próprio mestrado em Letras, ambos da Unimontes. O próximo passo será o desenvolvimento de um plano de trabalho entre as duas instituições, com a possibilidade de uma missão internacional, programas de mobilidade acadêmica com intercâmbios entre alunos e professores, eventos científicos, dentre outras atividades acadêmicas.

“Este convênio reforça, sobremaneira, o processo de internacionalização da nossa Universidade, o que possibilita aos professores e acadêmicos da pós-graduação e da graduação o intercâmbio e a mobilidade necessárias para o crescimento dos estudos e pesquisas em Letras”, pontuou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. A cidade de Salamanca fica na região oeste da Espanha, na província de mesmo nome.

No documento, o reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, destaca que as duas instituições encontram-se unidas pelo conjunto de objetivos nas áreas científica e cultural (…) a serviço da sociedade para a difusão do conhecimento.

Professor Élcio Lucas de Oliveira- Mestrado em Letras Estudos Literários

Professor Élcio Lucas de Oliveira- Mestrado em Letras Estudos Literários.

Responsável pelos primeiros trabalhos junto à universidade espanhola, o professor Élcio Lucas de Oliveira, do mestrado em Letras/Estudos Literários, explica que o convênio firmado com a Universidade de Salamanca é altamente relevante para a comunidade acadêmica das duas instituições. “Será possível desenvolver diversas ações de pesquisa e, ao mesmo tempo, disseminar o conhecimento produzido nas duas instituições”.

No âmbito da Unimontes, a professora Ilca Vieira de Oliveira será a coordenadora do convênio.