A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), está com inscrições abertas, até 13 de maio de 2025, para o processo seletivo nacional de Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA). Os aprovados atuarão no Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Minas Gerais, a Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é a responsável pela execução do curso. A unidade coordena diretamente 34 turmas, num total de 1.306 estudantes distribuídos nas macrorregiões do estado (exceto a Região Metropolitana de Belo Horizonte). As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.edprofsus.epsjv.fiocruz.br/tutorapoioaprendizagem/inscricao. Das 1.164 vagas disponibilizadas para todo o país, 36 são para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais e 136 para a ETS/CEPT Unimontes.

O Edital 05/2025 integra o Projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e instituições de ensino no país.

Requisitos

Os interessados devem ter especialização lato sensu na área da saúde ou ciências humanas e sociais; mínimo de quatro anos de atuação na Atenção Primária e/ou Vigilância em Saúde; experiência docente de pelo menos dois anos na educação profissional em saúde; residir em Minas Gerais; ter disponibilidade para viagens, encontros presenciais e atividades online e apresentar autorização do gestor em caso de vínculo institucional ativo.

Modalidade híbrida

O curso será oferecido na modalidade híbrida, com 360 horas ao longo de 10 meses, incluisive atividades presenciais, síncronas – quando acontece simultaneamente ou em tempo real – e assínronas – quando ocorre de forma independente e não simultaneamente –, mediadas por ambiente virtual. Os tutores selecionados atuarão por 193 horas. Eles vão acompanhar os estudantes de forma contínua e conduzir encontros presenciais e sessões virtuais, além de orientar atividades no Ambiente Virtual de Aprendizado do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Todos os tutores docentes também passarão por Curso de Atualização com 80 horas (40h presenciais e 40h a distância). Na Região Sudeste, a etapa presencial ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 27 de junho de 2025.

A Escola Técnica de Saúde do CEPT Unimontes abrange Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto do Parnaíba, Central Mineira, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul de Minas, Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. 

A participação da ETS/CEPT/Unimontes como instituição responsável pela implementação em Minas Gerais reforça seu papel estratégico na formação docente no SUS, promovendo a integração entre ensino e serviço de saúde em todo o território mineiro. Mais informações no link https://www.cept.unimontes.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=1155:fiocruz-abre-selecao-nacional-para-tutores-docentes-para-o-sus-ets-cept-unimontes-e-a-responsavel-pelas-turmas-em-minas-gerais.

Relacionadas

Unimontes abre inscrições para o Biotemas 2025 com atividades em escolas públicas – Prazo vai até 12 de maio
Unimontes abre inscrições para duas bolsas BDTII-II de R$ 2 mil cada uma – Prazo vai até 12 de maio
Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-raciais da Unimontes abre Inscrições para bolsistas
Unimontes abre inscrições para a I Semana da Ciência, Tecnologia e Engenharia – 2025
Museu da Unimontes exibe o documentário “Luz a quem Produz” até sexta, com entrada gratuita
Cinema Comentado promove Oficinas de Audiovisual