Acontece neste sábado (25/9) a final do 2º Campeonato Virtual de Pipas/Unimontes. O projeto foi  viabilizado a partir de ação conjunta entre a Unimontes, por meio da  Pró-Reitoria de Extensão, o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), as lojas maçônicas Vigilantes do Norte e Arlindo dos Santos e outros parceiros.

Os participantes se inscreveram pela internet, sendo classificados 80 candidatos para a fase final, prevista para acontecer de 7h às 12h, no campo de futebol do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU), no campus-sede. Serão obedecidas todas as medidas de distanciamento e protocolos preventivos contra a transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19).

Crianças e adolescentes durante produção de pipas no campus-sede (foto: Andrey Librelon/Unimontes)

A atividade contará com a participação de finalistas de três estados e de vários municípios, estando prevista a apresentação da banda de música da 11ª Região da Polícia Militar (RPM) de Montes Claros. O evento terá as presenças do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, do delegado regional da Receita Federal em Montes Claros, Filipe Araújo Florêncio, prefeitos do Norte de Minas, representantes da Maçonaria e outros convidados.

O Campeonato de Pipas tem caráter educativo, como fomento de uma das principais tradições do interior do País nesta época do ano, mesmo com o cenário de pandemia da Covid-19. Além disso, assume o compromisso de mostrar a importância da prática de lazer de forma segura, em um local adequado, sem uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena), que são proibidas por lei estadual.

CRITÉRIOS – A comissão organizadora fez a avaliação e a escolha dos finalistas a partir de fotos e vídeos enviados ao WhatsApp, sendo imagens com a identificação (nome da pipa, categoria, nome do participante, nome do responsável, escola onde estuda e cidade onde mora). Dentre os critérios, foram avaliados pontos como “Engenhosidade”, “Beleza”, “Maior Pipa”, “Menor Pipa”, “Pipa de Material Reciclável” e “Frases Criativas”.

Final do 2º Festival de Pipas/Unimontes

Dia: sábado (25/09)

Onde: Campo de futebol do Centro Esportivo Universitario – sede da Unimontes

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq