Nesta terça-feira (23/1), serão discutidas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) as produções dos filósofos e pensadores franceses Gilles Deleuze e Felix Guattari. A iniciativa é do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento, projeto de extensão do Departamento de Filosofia, com início às 17h30, no prédio 2 do campus-sede – Centro de Ciências Humanas (CCH).

“Vamos ler Deleuze/Guattari” é voltado para estudantes e professores de Filosofia e de outras áreas do conhecimento e demais interessados, tanto da Unimontes como de outras instituições de ensino. Os interessados podem se inscrever pelo email: labfilo.unimontes@gmail.com.

O professor Alex Fabiano Correia Jardim, responsável pela criação e pela coordenação do Laboratório de Filosofia – Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento, destaca que, todas as terças-feiras, sempre no horário das 17h30 às 19h30 (prédio 2), será realizado um evento sobre a discussão filosófica.

“O objetivo principal deste projeto é fomentar a leitura, o conhecimento e a troca de experiências sobre a Filosofia”, afirma o coordenador. Ele lembra que a disciplina faz parte da grade curricular de diversos cursos da Unimontes. “Trata-se de um projeto contínuo e nesta primeira edição com a ideia de promover experimentações com o pensamento em torno dos dois autores em questão”.

O HISTÓRICO DOS PENSADORES

Gilles Deleuze (1925/1995) cursou filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), onde conviveu com outros pensadores como Michel Butor, François Châtelet, Claude Lanzmann, Olivier Revault d’Allonnes e Michel Tournier. A sua filosofia vai de encontro à psicanálise, nomeadamente a freudiana, que aos seus olhos reduz o desejo ao complexo de Édipo.

Felix Guattari (1930/1992) foi filósofo, psicanalista e militante revolucionário francês praticamente autodidata. Não chegou a obter nenhum título universitário, mas produziu uma grande quantidade de textos. Militou na política e ativamente. Foi fundador de uma série de dispositivos políticos que tiveram um papel importante nas tentativas de transformação do que é o mundo moderno e pós-moderno.

“Vamos ler Deleuze/Guattari”
Promoção: Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento”
Quando: terça-feira (23/01)
Onde: Centro de Ciências Humanas (Corredor da Filosofia), prédio 2 do campus-sede