Será realizada nesta quinta-feira (15/8), às 19 horas, no auditório do prédio 2 do campus-sede (Centro de Ciências Humanas/CCH), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a aula inaugural da disciplina “Tópicos Específicos de Filosofia e o seu Ensino”, do mestrado profissional em Filosofia (PROF-FILO). Ministrada pelo professor Antônio Wagner Veloso Rocha, a aula terá como objetivo discutir a necessidade e a importância da Filosofia, de modo especial na contemporaneidade, a partir da temática “Heidegger, Celan e a Crise da Linguagem”.

Poderão participar professores, alunos da pós-graduação, da graduação e comunidade em geral. Trata-se de uma atividade promovida pelo Departamento de Filosofia, coordenação do curso de Filosofia, Residência Pedagógica-Filosofia, Pibid-Filosofia, Grupo de Pesquisa Filosofia e Literatura e do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo).

Durante o evento, haverá o lançamento do dossiê Martin Heidegger (versão impressa) da Revista Poiesis, periódico de publicação científica do Departamento de Filosofia, organizado pelo próprio professor Antônio Wagner, que responde pela editoria da Revista Poiesis. O dossiê conta com diversos artigos de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Na aula inaugural, as obras do filósofo alemão Martin Heidegger e do poeta judeu Paul Celan serão objetos de reflexão, como forma de proporcionar um amplo debate em torno do pensamento contemporâneo (relações entre linguagem, política, poesia e filosofia como referências fundamentais).

A disciplina “Tópicos Específicos de Filosofia e o seu Ensino” visa consolidar o campo teórico do ensino da Filosofia na educação básica por meio da abordagem de conteúdos, fundamentos, valores e sentidos de ensiná-la e aprendê-la, investigando temáticas e procedimentos de ensino de diferentes tópicos específicos que tradicionalmente a compõem e que também se situam na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade de variadas situações ou contextos escolares.

TAGS:PRPG

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba