Reitor destaca cultura e educação como pilares da Unimontes

A 5ª edição do Festival de Inverno em Grão Mogol está confirmada para 2020. Foi o que garantiu o prefeito da cidade,  Hamilton Gonçalves Nascimento, durante o lançamento do “Último Estafeta”, do escritor José Roberval Pereira, na Casa da Cultura,  sábado (19/07), acompanhado do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza. O prefeito afirmou que está  feliz e animado com a realização do evento. “É importante ressaltar o legado do Festival de Inverno em parceria com a Unimontes. Queremos manter a parceria para a realização de mais uma edição em 2020””, assegurou.

Prefeito de Grão Mogol, Hamilton Gonçalves Nascimento – Foto: Wesley Gonçalves/Unimontes)

O balanço do festival foi altamente positivo com a realização de oficinas, palestras, apresentações artísticas e lançamento de livros durante três dias, em vários pontos históricos e culturais da cidade. Diante dos bons resultados, a Unimontes também anunciou que vai empreender todos os esforços para realizar o festival no próximo ano.

Presente no encerramento das atividades do Festival de Inverno, o reitor Antonio Alvimar Souza  ressaltou que uma sociedade sem cultura está fadada ao esquecimento. “Vivemos tempos em que o dinheiro é mais importante que a cultura, estudo e conhecimento. As pessoas precisam aprender que dinheiro é consequência da soma de esforços como o trabalho, aprendizado e o conhecimento adquirido com o suor diário. Muitos jovens, principalmente, não dão o devido valor aos estudos e a cultura, e perdem valores bem mais preciosos que o dinheiro, que ficam enraizados na alma e na própria história desses jovens. É preciso incentivar a valorização de lançamento de livros, oficinas de teatro, dança, percussão, como as ocorridas hoje. Aqueles jovens que participaram das oficinas são o futuro desta cidade, desta nação”, ressaltou.

Reitor Antonio Alvimar Souza  ressaltou que uma sociedade sem cultura está fadada ao esquecimento – Foto: Wesley Gonçalves/Unimontes)

A programação encerrou no sábado à noite com a apresentação do músico e humorista Saulo Laranjeira no palco principal. O artista mesclou contos de causos e interpretações musicais e de sua autoria. A banda Nação do Rock encerrou o espetáculo.

SUCESSO DO FESTIVAL

Fotos: Andrey Librelon e Wesley Gonçalves/Unimontes

Na sexta-feira (19), na Praça Beira Rio, o Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, comandado pelo professor da Unimontes, José Roberto Lopes de Sales, abrilhantou o palco principal com interpretações e cores do imaginário do folclore brasileiro, que valorizam as matrizes africanas.

“O festival conseguiu mobilizar um grande público por meio de oficinas, teatro, documentários, trilhas ecológicas muita música. A Unimontes, através da equipe da Extensão, cumpriu com sua missão aproximando a universidade da comunidade, contribuindo para a preservação da Cultura regional”, comemora o Pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Acadêmico do terceiro período de Enfermagem da Unimontes, Webert Joaquim Silva Mendes um dos integrantes do grupo Saruê destacou a participação e satisfação com a receptividade da população. “Foi uma linda apresentação. Ver a felicidade do público, prestigiando a cultura parafolclórica do nosso país, em tempos de desvalorização das nossas tradições, coroou um trabalho de esforço e dedicação. Isso atesta que a arte é, sim, parte da vida e da identidade dos brasileiros, em especial, dos norte-mineiros”, comemora o acadêmico.

“O Festival de Inverno é uma importante ação de Extensão da Unimontes, com o objetivo de contribuir com a valorização e divulgação da cultura regional. Evento que conta com diversas palestras, oficinas, exposição e lançamentos de livros, documentários, atividades realizadas por professores e alunos da Universidade. Além das apresentações artísticas regionais e nacionais. Esse ano tivemos o grande Saulo Laranjeira no encerramento do evento”, pontua a Pró-reitoria adjunta de Extensão, professora Zilmar Santos Cardoso.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq