Reitor destaca cultura e educação como pilares da Unimontes

A 5ª edição do Festival de Inverno em Grão Mogol está confirmada para 2020. Foi o que garantiu o prefeito da cidade,  Hamilton Gonçalves Nascimento, durante o lançamento do “Último Estafeta”, do escritor José Roberval Pereira, na Casa da Cultura,  sábado (19/07), acompanhado do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza. O prefeito afirmou que está  feliz e animado com a realização do evento. “É importante ressaltar o legado do Festival de Inverno em parceria com a Unimontes. Queremos manter a parceria para a realização de mais uma edição em 2020””, assegurou.

Prefeito de Grão Mogol, Hamilton Gonçalves Nascimento – Foto: Wesley Gonçalves/Unimontes)

O balanço do festival foi altamente positivo com a realização de oficinas, palestras, apresentações artísticas e lançamento de livros durante três dias, em vários pontos históricos e culturais da cidade. Diante dos bons resultados, a Unimontes também anunciou que vai empreender todos os esforços para realizar o festival no próximo ano.

Presente no encerramento das atividades do Festival de Inverno, o reitor Antonio Alvimar Souza  ressaltou que uma sociedade sem cultura está fadada ao esquecimento. “Vivemos tempos em que o dinheiro é mais importante que a cultura, estudo e conhecimento. As pessoas precisam aprender que dinheiro é consequência da soma de esforços como o trabalho, aprendizado e o conhecimento adquirido com o suor diário. Muitos jovens, principalmente, não dão o devido valor aos estudos e a cultura, e perdem valores bem mais preciosos que o dinheiro, que ficam enraizados na alma e na própria história desses jovens. É preciso incentivar a valorização de lançamento de livros, oficinas de teatro, dança, percussão, como as ocorridas hoje. Aqueles jovens que participaram das oficinas são o futuro desta cidade, desta nação”, ressaltou.

Reitor Antonio Alvimar Souza  ressaltou que uma sociedade sem cultura está fadada ao esquecimento – Foto: Wesley Gonçalves/Unimontes)

A programação encerrou no sábado à noite com a apresentação do músico e humorista Saulo Laranjeira no palco principal. O artista mesclou contos de causos e interpretações musicais e de sua autoria. A banda Nação do Rock encerrou o espetáculo.

SUCESSO DO FESTIVAL

Fotos: Andrey Librelon e Wesley Gonçalves/Unimontes

Na sexta-feira (19), na Praça Beira Rio, o Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, comandado pelo professor da Unimontes, José Roberto Lopes de Sales, abrilhantou o palco principal com interpretações e cores do imaginário do folclore brasileiro, que valorizam as matrizes africanas.

“O festival conseguiu mobilizar um grande público por meio de oficinas, teatro, documentários, trilhas ecológicas muita música. A Unimontes, através da equipe da Extensão, cumpriu com sua missão aproximando a universidade da comunidade, contribuindo para a preservação da Cultura regional”, comemora o Pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Acadêmico do terceiro período de Enfermagem da Unimontes, Webert Joaquim Silva Mendes um dos integrantes do grupo Saruê destacou a participação e satisfação com a receptividade da população. “Foi uma linda apresentação. Ver a felicidade do público, prestigiando a cultura parafolclórica do nosso país, em tempos de desvalorização das nossas tradições, coroou um trabalho de esforço e dedicação. Isso atesta que a arte é, sim, parte da vida e da identidade dos brasileiros, em especial, dos norte-mineiros”, comemora o acadêmico.

“O Festival de Inverno é uma importante ação de Extensão da Unimontes, com o objetivo de contribuir com a valorização e divulgação da cultura regional. Evento que conta com diversas palestras, oficinas, exposição e lançamentos de livros, documentários, atividades realizadas por professores e alunos da Universidade. Além das apresentações artísticas regionais e nacionais. Esse ano tivemos o grande Saulo Laranjeira no encerramento do evento”, pontua a Pró-reitoria adjunta de Extensão, professora Zilmar Santos Cardoso.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”