No período de 15 a 19 de julho próximo, acontecerá a 10ª edição do Festival de Inverno de Grão Mogol. A iniciativa é da Prefeitura de Grão Mogol, com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Dentro da programação, nos dias 16 e 17 de julho, será realizado o 1º Fórum de Economia Criativa para Cidades de até 20 mil habitantes.

O fórum é organizado em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa, ligado à Cátedra Unesco de Economia da Unimontes, coordenada pelo professor Pablo Peron de Paula, vinculado ao Departamento de Ciências da Administração e atual pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Universidade.

A abertura oficial do Festival de Inverno está marcada para o dia 15, às 19 horas, na Casa de Cultura de Grão Mogol. Haverá apresentação de peça de teatro e o espetáculo Tap Clowns, com show de palhaços.

Durante o Festival de Inverno, sempre à noite, o público será contemplado com vários shows gratuitos, destacando os grupos Banda Volts, Nação do Rock e Free Birds, além de Thiago Mendes e Joice Fróes. Durante o dia, o festival contará com exibições de cinema na rua, entre outros atrativos.

O evento também terá uma programação de oficinas nos dias 18 e 19 de julho. Estão previstas oficinas de introdução ao teatro, cinema e técnicas de restauração do patrimônio, além de rodas de conversa.

O secretário municipal de Turismo de Grão Mogol, Italo Mendes, destaca que o Fórum de Economia Criativa, inserido na programação do festival, terá uma grande relevância para os pequenos municípios. “Serão dois dias de debates, oficinas, de workshops e de palestras, voltados para a sensibilização, especialmente, dos gestores de cultura e de desenvolvimento econômico das cidades mineiras sobre o potencial da economia criativa para a geração de emprego e renda”, afirma.

Italo Mendes que estarão em debate as diversas vertentes da economia criativa das pequenas cidades, nas artes, artesanato, gastronomia e no turismo.  A conferência de abertura do fórum terá o tema “Integração Regional e Desenvolvimento de Territórios Criativos”, com abordagem pelo professor Pablo Peron de Paula.

Ele vai enfatizar como a articulação entre municípios, cultura e políticas públicas pode impulsionar o desenvolvimento de territórios criativos. A partir de experiências locais, será destacada a importância da integração regional para fortalecer identidades, gerar oportunidades e promover inovação social.

Durante o fórum, serão promovidos minicursos sobre os temas: “Como o Placemaking (Criar Lugares Criativos) pode transformar lugares em espaços inclusivos, resilientes e sustentáveis em sua cidade?”; “Economia criativa em ação – planejamento territorial com base na experiência de Ouro Preto”; “Mídias sociais para negócios criativos”; “Estratégias para agregar valor à produtos/serviços culturais”; e “Escrita de Projetos Culturais – da ideia à execução”.

Papel essencial dos pequenos municípios no Brasil criativo e sustentável

“O Fórum nasce da crença de que os pequenos municípios têm um papel essencial na construção de um Brasil mais criativo e sustentável. A cultura, quando reconhecida como força estratégica, transforma realidades, movimenta a economia e fortalece o pertencimento. Nossa missão é inspirar e fortalecer esses agentes locais para que voltem aos seus territórios como protagonistas da mudança”, destaca Celmar Ataídes Júnior, diretor do projeto e idealizador do 1º Fórum de Economia Criativa – para cidades com até 20 mil habitantes.

“Carta de Grão Mogol”


“E para que essas trocas ganhem força e reverberem em políticas públicas, teremos, ao final do evento, uma grande Plenária de encerramento, onde será construída de forma colaborativa a ‘Carta Grão Mogol para a Economia Criativa Mineira”, informa Celar Ataídes.

Ele lembra ainda que o documento será encaminhado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e ao Ministério da Cultura (MinC), como forma de contribuição concreta para a construção de políticas públicas voltadas à economia criativa nos pequenos municípios..

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro