A apresentação de 661 trabalhos científicos, associados à investigação científica, é o destaque no primeiro dia de atividades do 10º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, da Universidade Estadual de Montes Claros (10º Fepeg/Unimontes). As produções foram expostas pelos próprios autores – entre acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino – na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, no campus-sede.

Os professores dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Unimontes são os responsáveis pelas avaliações, que prosseguem nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/12), para os trabalhos nas áreas de extensão, ensino e iniciação à docência.

Fernanda Cardoso Mendes é acadêmica do 5º período do curso de Enfermagem/Unimontes e apresenta durante o Fepeg uma pesquisa sobre o perfil de gestantes diagnosticadas com sífilis em Montes Claros. Os dados foram apurados entre 2014 e 2015, a partir dos prontuários das maternidades da cidade. A amostra tem 86 mulheres, das quais 70,7% obtiveram sucesso no tratamento da doença.

Keila Lopes“O que mais impressionou foi que praticamente todas as mulheres tiveram acompanhamento pré-natal e, mesmo assim, apresentaram a doença. Elas se trataram, mas os seus parceiros não, além do histórico considerável (60%) de mulheres que eram usuárias de drogas ilícitas. Na conclusão, pude perceber que há certa falta de esclarecimento sobre como ser contaminada. É preciso uma política pública mais eficaz neste sentido. A sífilis pode ser transmitida ao bebê em qualquer período da gravidez, com a possibilidade de comprometimento do sistema nervoso da criança, além de problemas dermatológicos”, disse.

O QUE É LAZER?

Graduando em 2016 no Educação Física/Bacharelado, Fernando Henrique de Souza é autor da pesquisa sobre “Itinerários Espaciais do Lazer”. “Pelo estudo, pude perceber que o lazer é algo subjetivo para as pessoas, já que as práticas são esporádicas, assim como as definições sobre o que é atividade de lazer”, explica. Em linhas gerais, segundo o autor, o montes-clarense associa o lazer às atividades físico-esportivo, mas considera outros hábitos como “ir à missa ou acessar a internet” como lazer. “Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente, até mesmo para não abordamos conceitos pré-definidos de pessoas que são adeptas de uma determinada prática”. E qual seria a consequência do estudo? “Relacionarmos a melhor ocupação espacial com as práticas de lazer, independente da maior ou menor adesão”, finaliza.

Posteres Fepeg2016

A pesquisa da acadêmica Keila Lopes, que acaba de concluir o curso de Engenharia Química na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), sugere o reaproveitamento da água a partir do tratamento de efluentes das indústrias que utilizam corantes, como na fabricação do jeans. “A produção de soluções a partir do bagaço de cana ou do carvão da fibra de coco, devidamente equilibradas nos níveis de acidez ou base, é capaz de remover corantes como o Reactive Black B, muito usado para tingir calças”.

A autora revela que, atualmente, o tratamento dos efluentes com alta concentração de corantes, é muito oneroso. A pesquisa sugere que a solução seja aplicada nos tanques de rejeitos, de forma que absorva os corantes que, por sua vez, sejam retirados no processo de decantação. A partir daí, a água, seguiria o tratamento convencional para o reaproveitamento.