O estudo revela as relações socioespaciais entre feirantes e frequentadores destes espaços e marca as comemorações de 10 anos do Programa

No próximo dia 10 de junho, às 09 horas, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGEO/Unimontes) celebrará um marco significativo: a defesa de sua 100ª dissertação de mestrado. O trabalho, elaborado pela mestranda Karine Cássia Queiroz, aborda as relações socioespaciais entre feirantes e frequentadores das feiras livres de Montes Claros e é orientado pelo professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira, coordenador do programa, com co-orientação do professor Carlos Alexandre de Bortolo.

Esta defesa também faz parte das comemorações dos 10 anos do PPGEO Unimontes e dos 60 anos do curso de Geografia da instituição. O estudo partiu da análise das feiras livres de Montes Claros e facilitou o entendimento do perfil dos feirantes e frequentadores. Assim, possibilitou identificar quem são essas pessoas, suas necessidades, motivações e desafios para frequentar e lidar semanalmente com a dinâmica das feiras livres.

A mestranda Karine Cássia Queiroz explica como se deu a escolha do tema e destaca como foram realizados os estudos. “As feiras livres são espaços fundamentais para a interação social e econômica da cidade. Este estudo busca entender como esses espaços moldam e são moldados pelas práticas sociais e econômicas dos feirantes e frequentadores, contribuindo para a vitalidade urbana de Montes Claros”.

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, professor orientador reforça a relevância do trabalho. “A escolha do tema por Karine é emblemática, pois as feiras livres representam um microcosmo das dinâmicas socioespaciais urbanas. Este estudo não só celebra um marco no nosso programa, como também oferece uma análise profunda e relevante para a comunidade local e para os estudos geográficos”.

O professor destaca também que, desde sua criação em 2014, o PPGEO tem sido um pilar na formação continuada de profissionais, consolidando-se como um importante núcleo de pesquisa e ensino. Com 99 Mestres formados entre 2016 e 2024, o Programa destaca-se pelo seu compromisso com a excelência acadêmica e pela contribuição significativa para o desenvolvimento local e regional, com aproximadamente 27 projetos de pesquisa em execução.

A Geografia em números

O professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira destaca que, ao longo de seis décadas, o curso de Geografia da Unimontes, criado em 1964, evoluiu de uma Licenciatura para incluir também os cursos de Bacharelado, de Especialização e de Mestrado. Entre 1967 e 2024, são 2.938 graduados em diversos formatos, incluindo os cursos regulares (Graduação e Mestrado), emergenciais, à distância e às especializações.

No campus de Montes Claros, o curso de Geografia Licenciatura graduou 1.335 alunos, enquanto o recente curso de Geografia Bacharelado, que substituiu a Licenciatura Matutino, contabiliza oito graduados. No campus de Pirapora, 422 alunos concluíram a Licenciatura em Geografia. Além disso, cursos emergenciais de Licenciatura em diversas cidades do Norte de Minas, do Noroeste de Minas, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri resultaram na formação de 552 graduados. Os cursos de EaD (Educação a Distância), oferecidos em localidades como Itamarandiba, Pompéu, Janaúba, Buritis e Mantena formaram 157 alunos.

Nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, são 365 concluintes em especializações que abrangeram a Geografia Humana até Meio Ambiente, Saneamento, Gestão Ambiental, Geografia Escolar, Ensino, Questão Agrária e Desenvolvimento Regional, com 13 cursos ofertados em Montes Claros e um curso ofertado em Pirapora.

Serviço

O que: 100ª Defesa de Dissertação do PPGEO Unimontes – “A Geografia das Feiras livres em Montes Claros (MG): um estudo acerca das interações socioespaciais entre feirantes e frequentadores”
Quando: Dia 10 de junho, às 09 horas
Onde: Sala virtual meet.google.com/xit-svmk-nhy

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo