Iniciado na manhã dessa quarta-feira (25.09), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, o VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg), da Universidade Estadual de Montes Claros. Nesta edição, o evento tem como tema principal “Universidades: Cenários e Desafios” e debate até o próximo sábado (28) a realidade do ensino superior regional e estadual, além de apresentar caminhos para a consolidação das instituições do segmento.
Durante quatro dias, serão apresentados 1.284 trabalhos científicos, distribuídos nas áreas de Extensão (115), Ensino (500) e Pesquisa (659). Haverá também 21 oficinas e 14 minicursos abordando temas diversos. Das 21 oficinas, 18 serão realizadas nas escolas públicas da educação básica parceiras do PIBID/Unimontes.
As atividades tiveram início às 8 horas na avenida em frente às quadras 1 e 2 do Centro Universitário Reitor João Valle Maurício. A Feira de Extensão pode ser vista em tendas destacando os programas e projetos desenvolvidos. A principal atração da manhã foi o início das apresentações dos trabalhos científicos, em forma de pôsteres, ligados à Pró-reitoria de Extensão, na quadra 2 do campus-sede.
Entre os trabalhos destaca-se: “Banco Instrumental Odontológico (BIO) da Unimontes”- projeto desenvolvido por acadêmicos do curso de Odontologia da Unimontes visando a criação de um banco de instrumentos, por meio de doações de terceiros, e, com a iniciativa, atender os estudantes carentes no sentido de adquirir instrumentos exigidos pelo curso. O BIO/Unimontes já foi aprovado pelo Cepex e institucionalizado pela Resolução 002/2013, de fevereiro deste ano. A apresentação foi feita pela acadêmica Laíza Michele Soares Silva, do 5º período do curso de odontologia.
Ela salientou que o “BIO/Unimontes é uma ação extensionista diferenciada, tendo em vista os seus propósitos e modo de funcionamento”. A estudante frisou ainda que os instrumentos emprestados são utilizados nas atividades pré-clínicas e clínicas e que o tempo de empréstimo tem a duração de seis meses. ‘Dessa forma, “além de contribuirmos para que o acadêmico faça o seu curso, estamos também colaborando com a própria universidade no sentido de cumprir o seu papel social junto à população desprivilegiada social e economicamente”.
O trabalho é coordenado pela professora Mânia Quadros e envolve 8 acadêmicos do curso de Odontologia da Unimontes, tendo sido desenvolvido durante 4 meses. O projeto consiste basicamente na coleta de depoimentos de acadêmicos e ex-acadêmicos do curso sobre as dificuldades encontradas para participação das aulas práticas.
Outro projeto apresentado foi o do “Grupo de Trabalho sobre Sexualidade entre adolescentes no Programa Unimontes Solidária no município de Engenheiro Navarro”. A pesquisa foi desenvolvida por seis alunos dos cursos de Direito e Medicina durante as ações do projeto Unimontes Solidária naquele município do Norte de Minas.“Foram ouvidos 90 adolescentes que participaram das palestras e orientações prestadas pelos integrantes do projeto Unimontes Solidária com depoimentos sobre o conhecimento adquirido sobre o tema sexualidade.
Uma das autoras do projeto, acadêmica Isabela Lima Oliveira, do 6º período do curso de medicina, adiantou que a “pesquisa tem como objetivo principal subsidiar outros trabalhos a serem feitos sobre o tema Sexualidade junto aos adolescentes de Engenheiro Navarro”, observou a estudante.