“Esse é um momento especial para a Universidade Estadual de Montes Claros, pois o evento demonstra, antes de tudo, a credibilidade das idéias que florescem na instituição para o desenvolvimento da região”. A afirmação foi feita pelo reitor João dos Reis Canela durante a solenidade de abertura da V Feira de Empreendedorismo do curso de Administração, na noite dessa terça-feira (14), no campus-sede.

O evento prossegue nesta quarta-feira, com visitação pública no horário das 18 horas às 22h40m. Foram montadas barracas e estandes de produtos e serviços modelados pelos acadêmicos na forma de pré-empresas. Os melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão julgadora, serão premiados com troféus. Paralela à feira, acontece o II Bazar da Economia, com peças de vestuário, e a Mostra de Talentos, com apresentações musicais e artísticas de acadêmicos do próprio curso.

O reitor destacou o compromisso de professores e acadêmicos de Administração com o desenvolvimento regional ao elaborarem projetos de empresas que podem ser implantados com garantia de sucesso. Enfatizou que, através de propostas de negócios, a Unimontes coloca à disposição da comunidade os resultados de estudos e pesquisas que evidenciam a credibilidade das ações da instituição.

APOIOS FINANCEIROS

“A seriedade da iniciativa é tamanha que motiva, inclusive, o apoio de agentes financeiros como o Banco do Nordeste do Brasil, que sempre esteve presente às promoções do curso de administração”, acrescentou o professor João Canela.

O chefe do departamento de Ciências da Administração, professor Joaquim Eleutério do Couto, enalteceu o trabalho desenvolvido por professores e alunos do curso. “Estamos plantando sementes para a formação de profissionais de alto nível”, disse.

O coordenador acadêmico da feira, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, ressaltou que o evento se consolida como um projeto alternativo de aprendizagem empreendedora. “O aluno aprende ainda a graduação, desenvolvendo idéias de negócios que são colocadas à prova pelo público visitante da feira”.

MODELO DE PROJETO

Um dos projetos exibidos durante a Feira de Empreendedorismo foi o “Skate – Rock”, desenvolvido pelos estudantes Felipe de Almeida Araújo, Madison Dias Meirelles e Sinval Batista de Oliveira Neto. A proposta é a criação de um espaço para a prática do skate ao lado de um estúdio de gravação musical. “A nossa intenção é trazer para Montes Claros um espaço para a prática do skate, com qualidade e segurança”, explicou Felipe.

As acadêmicas Izabela Almeida Martins e Amanda Souto Ruas optaram pelo projeto “Tabuleiro Bar e Restaurante”, criando um estabelecimento onde os clientes também podem jogar xadrez e dama e se divertirem com outros jogos como os “emblemáticos War e Banco Imobiliário”, ícones de diversão nos anos 80. A ideia é para que, enquanto comem e bebem, os clientes também venham se divertir com os jogos de sua preferência”, afirma Izabela.