A Feira de Economia Popular Solidária faz parte da programação do I Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e está sendo realizada nos dias 24, 25 e 26/10/2023, no Campus Sede, entre às 10:00 e 19:00 horas

O objetivo geral da Feira é promover a arte do “saber fazer” e da cultura, materializados em diversos produtos oriundos dos povos tradicionais: Indígenas e Quilombolas e de grupos organizados de artesãos e artesãs, costureiras, cozinheiras, biscoiteiras, agricultores e agricultoras familiares, apicultores, raizeiras e raizeiros, Catadores de Materiais Recicláveis e outros, configurando-se como importante estratégia de comercialização e de reflexão das características da região, conciliando aspectos econômicos, sociais e culturais.

Participam da Feira: Povos Indígenas – Xakriabá e Pankararu/Pataxó de São João das Missões e Araçuaí; Quilombolas de Buriti do Meio/São Francisco e Monte Azul; Coletivo de Mulheres- agricultoras familiares e agroextrativistas do MST e do Núcleo do Pequi de São Francisco, Januária, Pedras de Maria da Cruz, Engenheiro Navarro, São João da Ponte; Artesãs de Montes Claros; Raizeiras (fitoterápicos) de Claro dos Poções e Montes Claros; Apicultores de Bocaiúva e Catadores de materiais Recicláveis de Montes Claros.

“A Feira de Economia Popular Solidária representa uma oportunidade de destacar e valorizar os produtos e saberes de povos e comunidades tradicionais. Através da feira, a comunidade acadêmica e visitantes têm a chance de conhecer e consumir produtos tradicionais, como artesanatos, quitandas e comidas típicas. Mais do que simplesmente um espaço comercial, a feira promove a cultura, a tradição e os valores dos empreendimentos econômicos solidários, estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e o saber popular.” Destaca o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e um dos organizadores da feira, o professor Daniel Coelho de Oliveira.

Durante a Feira de Economia Popular Solidária, o Grupo de Estudo e Pesquisa “Culturas Alimentares Digitais” realizará a oficina “Ecogastronomia: práticas da culinária com ingredientes regionais”. A oficina acontecerá no dia 26 de outubro às 10 horas. Através de práticas culinárias, a oficina busca valorizar a biodiversidade e a cultura alimentar do Norte de Minas. O evento é gratuito!

A Feira foi organizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares- ITCP/Unimontes, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Relacionadas

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes
Unimontes Realiza 1ª Conferência Tecendo Conexões: A Integração entre Cultura e Recursos Digitais